Forças israelitas impedem que ONU leve alimentos ao norte de Gaza

Autoridades israelitas não aprovam chegada de alimentos da ONU ao norte de Gaza. Forças israelitas mantêm cerco ao Hospital Al Shifa, onde médicos e pacientes apelam por água e alimentos. Número de palestinianos mortos em Gaza sobe para 32.333.

Forças israelitas impedem que ONU leve alimentos ao norte de Gaza
Forças israelitas impedem que ONU leve alimentos ao norte de Gaza. Foto: © OMS

Continua a não haver um cessar-fogo na Faixa de Gaza e pelo contrário os relatos são de intensos bombardeios e operações terrestres israelitas, bem como de intensos combates entre as forças israelitas e grupos armados palestinianos do Hamas, em particular na área de Al Rimal, perto do Hospital Al Shifa, na cidade de Gaza, no centro de Khan Younis, e nas proximidades dos Hospitais Al Amal e Nasser.

A atividade de Guerra resultou em mais vítimas civis, deslocação e destruição de casas e outras infraestruturas civis, tendo como relatado pelo Ministério da Saúde de Gaza que entre as 10h30 de 21 e 25 de março, mais 345 palestinianos tenham sido mortos e mais 506 palestinianos ficado feridos, incluindo 107 mortos e 176 feridos nas últimas 24 horas. No total, entre 7 de outubro de 2023 e 10h30 de 25 de março de 2024, pelo menos 32.333 palestinianos foram mortos em Gaza e pelo menos 74.694 palestinianos ficaram feridos.

Entre os incidentes mortais relatados entre 22 e 24 de março, estão os seguintes:

No dia 22 de março, por volta das 11h20, oito palestinianos foram mortos e outros feridos, quando foi atingida uma casa no bairro de An Nasser, no nordeste de Rafah.

No dia 23 de março, por volta das 14h30, cinco palestinianos, incluindo quatro crianças e uma mulher, foram mortos quando foi atingida uma casa na área de Mirage, no norte de Rafah.

No dia 23 de março, por volta das 6h30, foram registadas várias vítimas palestinianas quando foram atingidas as tendas dos deslocados internos na área de Al Beraka, em Deir al Balah.

No dia 23 de março, por volta das 12h00, pelo menos 19 palestinianos foram mortos e outros feridos, quando um grupo de pessoas que esperavam por ajuda humanitária foi alvejado nas proximidades da rotunda Al Kuwaiti, na cidade de Gaza.

No dia 23 de março, por volta das 22h00, oito palestinianos, a maioria deles crianças, foram mortos e outros feridos quando uma casa que abrigava pessoas deslocadas internamente (PDI) foi atingida em Deir al Balah.

No dia 24 de março, por volta das 14h00, oito palestinianos, incluindo duas crianças e uma mulher, foram mortos e outros feridos quando foi atingida uma casa na rua Al Fallouja, no bairro de Al Junainah, no leste de Rafah.

Entre as tardes de 22 e 25 de março, foi relatado pelas forças israelitas que um soldado israelita terá sido morto em Gaza.

Em 22 de março, o Gabinete dos Direitos Humanos das Nações Unidas (ACNUDH) manifestou alarme face à série de ataques desde o início de fevereiro contra armazéns de ajuda humanitária, bem como contra agentes da polícia e outros intervenientes alegadamente envolvidos na garantia da entrega de material humanitário.

O ACNUDH apelou a Israel para “garantir a entrada de ajuda humanitária e todos os outros bens necessários para a sobrevivência da população civil na escala necessária, facilitar a reconstrução da infraestrutura civil e garantir a segurança dos camiões, rotas, armazéns, locais de distribuição, os requerentes de ajuda e aqueles que garantem e entregam ajuda.”

Os ataques relatados não só contribuíram para um colapso da ordem civil, indica a o ACNUDH, mas também culminaram numa situação em que frequentemente foi monitorizado um acesso a uma assistência escassa. Os membros da polícia civil que não participam diretamente nas hostilidades são civis e “não podem ser alvo de ataques com base no seu estatuto” ao abrigo do direito humanitário internacional, enfatizou o ACNUDH.

Em 22 de março, a Empresa de Água dos Municípios Costeiros de Gaza condenou a destruição da sua sede na área de Al Zahra, no sudoeste da cidade de Gaza, e do seu armazém principal. Localizado na área de Al Mawasi, em Khan Younis, o armazém continha a maior parte dos equipamentos e peças sobressalentes necessários para a operação e manutenção de estações de dessalinização de água, bombeamento de água e tratamento de esgoto.

De acordo com a OMS, o acesso limitado a instalações adequadas de água, saneamento e higiene continua a contribuir para o surto de doenças infeciosas, incluindo diarreia e hepatite A.

Em 22 de março, o Projeto Esperança relatou um aumento nos casos de hepatite A em três dos suas clínicas na Faixa de Gaza, incluindo uma em Jaafar At Tayyar, local de deslocação que fornece abrigo para mais de 100 mil pessoas em Rafah. Além disso, entre 125 crianças com menos de dois anos de idade examinadas neste local entre 17 de fevereiro e 16 de março, 30 (quase 25 por cento) apresentavam sinais de desnutrição. O Projeto Esperança alertou que uma ofensiva terrestre em Rafah “seria uma sentença de morte para mais de um milhão de pessoas”, uma vez que as condições de saúde, nutrição e saneamento já estão a deteriorar-se rapidamente.

As hostilidades em curso continuam a perturbar gravemente a prestação de serviços de saúde vitais e a pôr em perigo as vidas de pacientes, pessoal médico e pessoas deslocadas internamente abrigadas em hospitais sitiados. Na cidade de Gaza, a operação militar israelita dentro e à volta do Hospital Al-Shifa continuou pelo oitavo dia consecutivo, com relatos dos militares israelitas de que 170 palestinianos armados foram mortos até agora e cerca de 500 suspeitos foram detidos.

O Ministério da Saúde em Gaza disse que médicos e pacientes sitiados apelaram às organizações internacionais para intervirem urgentemente e salvarem as suas vidas, informando que cinco pacientes feridos morreram no hospital devido à falta de água, alimentos e serviços médicos até 24 de março.

Descrevendo as condições no Hospital Al Shifa como “totalmente desumanas”, o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou em 23 de março que relatórios de dentro do hospital indicam que dois pacientes em aparelhos de suporte vital morreram devido ao falta de eletricidade e cerca de 50 profissionais de saúde e 143 pacientes foram mantidos num edifício “com alimentos e água extremamente limitados e apenas uma casa de banho não funcional”.

O Diretor-Geral da OMS apelou “ao fim imediato do cerco” e apelou ao “acesso seguro para garantir que os pacientes recebam os cuidados de que necessitam”. De acordo com o Health Cluster, uma missão de evacuação médica proposta pela OMS para o Hospital Al Shifa, onde cerca de 103 pacientes necessitam urgentemente de medicamentos e suprimentos, não foi facilitada pelas autoridades israelitas em 20 de março.

Em 24 de março, o Comissário-Geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, apelou ao levantamento das restrições ao acesso ao norte de Gaza, depois de as autoridades israelitas terem informado a ONU que deixariam de aprovar quaisquer camiões de alimentos da UNRWA para o norte de Gaza. Sublinhando que a UNRWA é a maior organização de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, o Comissário-Geral descreveu a situação como “ultrajante”, pois “torna intencional a obstrução da assistência vital durante uma fome provocada pelo homem”.

Entre 16 e 22 de março, nove das 17 missões de ajuda humanitária ao norte de Gaza foram facilitadas pelas autoridades israelitas, cinco foram recusadas e três foram adiadas ou retiradas. Durante o mesmo período, 33 das 42 missões de ajuda humanitária às zonas a sul de Wadi Gaza que requerem coordenação foram facilitadas pelas autoridades israelitas, quatro foram recusadas e cinco foram adiadas ou retiradas.

Na tarde de 25 de março, funcionários da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino e pacientes feridos terão chegado a Rafah, depois de terem ficado presos em ambulâncias em frente ao Hospital Al Amal, em Khan Younis, durante cerca de 20 horas, segundo a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino.

A Sociedade do Crescente Vermelho Palestino acrescentou que os militares israelitas os forçaram a evacuar o hospital no dia 24 de março e, quando duas pessoas saíram das ambulâncias para limpar os escombros na estrada para o posto de controlo militar, foram alvejadas pelo exército israelita. Ao regressar ao hospital Al Amal, encontraram a porta fechada e ficaram presos dentro das ambulâncias. Os militares israelitas disseram ter matado 20 palestinianos armados dentro ou nos arredores do hospital Al Amal.