Fórum das Aldeias de Startups para fomentar ecossistemas de inovação rural

Comissão Europeia pretende fomentar ecossistemas de inovação rural através de apoio à investigação, banda larga e empresas rurais de inovação. O Fórum das Aldeias de Startups, agora lançado, pretende identificar, analisar e desenvolver Aldeias Startup.

Fórum das Aldeias de Startups para fomentar ecossistemas de inovação rural
Fórum das Aldeias de Startups para fomentar ecossistemas de inovação rural. Foto: © Rosa Pinto

 

A Comissão Europeia lançou o Fórum das Aldeias de Startups para reunir informações sobre os desafios e o potencial de novas empresas rurais. Este Fórum, que se insere Plano de Ação para as áreas rurais, pretende contribuir para impulsionar a investigação e a inovação nas comunidades rurais e ajudar a construir um empreendedorismo mais inovador, para atrair mais pessoas jovens e talentosas.

O objetivo do Fórum é tornar-se um espaço aberto onde as instituições locais, regionais, nacionais e europeias, e para outras entidades interessadas poderem encontrar-se, discutir e moldar ações para a inovação impulsionada por startups em áreas rurais.

Este Fórum para a inovação rural irá conectar os atores da inovação rural em toda a UE e irá aumentar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação rural. O Fórum das aldeias de startups procura fornecer conhecimento sobre startups rurais inovadores, os tipos de inovações em que estão envolvidas, as lacunas nos serviços que esperam dos ecossistemas de inovação e como estes podem ser reforçados no futuro.

O Fórum irá também contribuir para informar os empresários e os intervenientes na inovação rural sobre as oportunidades existentes de que podem beneficiar, por exemplo ao abrigo dos programas de desenvolvimento rural e da política de coesão da UE. Ele também fornecerá um entendimento comum do conceito de Aldeias de Startups, como se relaciona com o conceito de Aldeias Inteligentes (Smart Villages).

Os objetivos mais amplos do Fórum das Aldeias de Startups são:

Apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação rural;

Identificar e analisar os gatilhos para a inovação nas áreas rurais;

Conectar os atores da inovação rural em toda a UE, com foco nas empresas em fase de arranque;

Fornecer um entendimento comum do conceito de Aldeia Startup e destacar a ligação com o conceito de aldeia inteligente.

Dubravka Šuica, Vice-Presidente para a Demografia e Democracia, afirmou: “O lançamento do Fórum do Aldeias de Startups é um novo começo para as zonas rurais. E mostra que a Comissão Europeia atribui importância ao apoio às zonas rurais, porque considera que é nas zonas rurais onde a transição demográfica é mais visível”.

A Comissária acrescentou que “através do Fórum do Aldeias de Startups, queremos que os melhores e mais brilhantes da Europa permaneçam nelas e contribuam para a construção da prosperidade à medida que transformam as suas novas empresas em verdadeiros motores de longo prazo da nossa economia, ao mesmo tempo que utiliza o potencial natural das zonas rurais da Europa.”

Também Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, referiu: “A natureza e as fontes de inovação estão a mudar. A inovação vem cada vez mais de outras fontes que não a investigação, seja de empreendedores sociais, consumidores finais, cidadãos, jovens ou por meio de padrões colaborativos.”

Neste sentido a Comissária considera que “conectar todos os atores onde quer que estejam – incluindo áreas rurais – é mais importante do que nunca.”

Por sua vez Januzs Wojciechowski, Comissário para a Agricultura acrescentou que atualmente “as áreas rurais oferecem uma grande variedade de oportunidades a serem aproveitadas, conforme se encontra estabelecido na visão de longo prazo para as áreas rurais.”

“Fomentar a inovação rural deve contribuir amplamente para a transição verde e digital, beneficiando as nossas comunidades rurais, os nossos agricultores e a sociedade como um todo” concluiu o Comissário.

“A Política de Coesão desempenha um papel crucial na construção do ecossistema de inovação rural através de investimentos em investigação e instituições académicas, investimentos em banda larga e para ajudar as empresas rurais a inovar, aproveitar a digitalização e desenvolver os seus pontos fortes das áreas rurais e remotas como parte de suas estratégias de especialização inteligente. Esses investimentos também aumentam o papel das áreas rurais na transição para uma Europa verde e sustentável”, afirmou Elisa Ferreira, Comissária para a Coesão e Reformas.