Fórum Europeu no âmbito da Homofobia, Transfobia e Bifobia, em Lisboa

O 6.º Fórum Europeu no âmbito do Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, dia 14 de maio, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. O fórum reúne representantes os Estados membros do Conselho da Europa.

Fórum Europeu no âmbito da Homofobia, Transfobia e Bifobia, em Lisboa
Fórum Europeu no âmbito da Homofobia, Transfobia e Bifobia, em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

O Governo português acolhe o 6.º Fórum Europeu realizado no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOT, sigla em inglês). O encontro decorre dia 14 de maio, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O Fórum Europeu IDAHOT junta o universo de Estados membros do Conselho da Europa, reunindo representantes governamentais, decisores políticos, especialistas e académicos, bem como representantes de organizações nacionais e internacionais que trabalham na definição de políticas e práticas na área dos Direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI).

Do programa consta que a participação da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que preside à sessão de abertura e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que terminará os trabalhos com a passagem da bandeira à Noruega, que irá acolher a 7.ª edição, em 2019.

No painel de abertura consta uma intervenção de Ricardo Robles, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da Educação e Direitos Sociais, a que se segue uma mensagem vídeo de Věra Jourová, Comissária Europeia da Justiça, Consumidores e Igualdade de Género.

A 6ª edição com o lema ‘Mainstreaming LGBTI Rights – From global to local politics: Equality everywhere, for everyone’, ou ‘Integrar os Direitos LGBTI em todas as políticas, das globais às locais: igualdade em todo o lado, para todas as pessoas’, pretende definir o fórum “como um marco decisivo na luta contra a discriminação em função da orientação sexual, identidade ou expressão de género e características sexuais.”

A partir de Portugal “pretende-se, através do lançamento do Lisbon Process, reforçar o diálogo inter-regional e extraeuropeu estruturado sobre Igualdade LGBTI.

A 1ª edição deste Fórum Europeu lugar em 2013, nos Países Baixos. Em 2014 foi acolhido e coorganizado pelos Governos de Malta e Suécia, de seguida passou por Montenegro, Dinamarca e Bélgica.