Frans Timmermans do PSE lança, em Lisboa, campanha para presidente da Comissão Europeia

Congresso do Partido Socialista Europeu que se realizou, em Lisboa, dias 7 e 8 de dezembro, terminou com o lançamento da campanha do candidato do partido, Frans Timmermans, a presidente da Comissão Europeia.

Frans Timmermans do PSE lança, em Lisboa, campanha para presidente da Comissão Europeia
Frans Timmermans do PSE lança, em Lisboa, campanha para presidente da Comissão Europeia. Foto: DR

Frans Timmermans é o candidato do Partido Socialista Europeu (PSE) a presidente da Comissão Europeia, nas Eleições Europeias de 2019, e foi nessa condição que subiu ao palco no Congresso do PSE que se realizou, ontem, em Lisboa, e onde expôs a sua visão para o futuro da Europa.

Num apelo aos eleitores europeus de toda a Europa, Frans Timmermans referiu que apenas uma vitória dos socialistas europeus nas eleições europeias do próximo ano pode garantir uma sociedade livre, justa e sustentável para todos os cidadãos em toda a Europa.

O discurso de Frans Timmermans foi muito aplaudido, e de pé, pelos primeiros-ministros António Costa, Pedro Sánchez, Joseph Muscat e pelos Comissários, líderes partidários e ativistas da família socialista europeia.

Frans Timmermans referiu: “Estas não são eleições ordinárias. Estas eleições são sobre a alma da Europa. Precisamos nos adaptar a um mundo em mudança. Nós somos a força política com a disposição e capacidade para o fazer. Precisamos escrever um novo contrato social com os cidadãos da Europa.”

O Congresso do PSE, em Lisboa, começou a preparação para as eleições de maio de 2019, e para isso aprovou oito resoluções, uma plataforma política ambiciosa para investir nas comunidades, promover uma transição verde e criar oportunidades para os jovens. As oito resoluções formam a base do manifesto eleitoral do PSE de 2019.

Durante dois dias, 7 e 8 de dezembro, participaram no congresso do PSE mais de mil pessoas, incluindo primeiros-ministros, funcionários do partido, delegados, ativistas, académicos e convidados. Participantes oriundos de 56 diferentes países tornaram o Congresso num dos maiores encontros de “progressistas” até agora organizado pelo PSE.

Sergei Stanishev referiu: “Este congresso tem o objetivo de colocar o nosso partido no arranque desta eleição. Juntos, definimos a nossa ambição pela Europa”, e acrescentou que todos vão agora atrás de Frans Timmermans, que espera, vai liderar o futuro da Europa a partir de maio de 2019.

O Presidente do PSE, Sergei Stanishev, concluiu: “Frans lutou pela democracia, justiça e igualdade durante toda a sua carreira política. É um lutador comprometido com uma Europa justa e social, e um formidável militante. É a pessoa certa para liderar nossa família e a escolha certa para próximo Presidente da Comissão Europeia.”

Udo Bullmann, Presidente do Grupo S & D no Parlamento Europeu, manifestou a satisfação por Frans Timmermans ser o candidato a presidente da Comissão Europeia, e referiu que agora “estamos prontos para reconquistar a Europa, defendê-la contra as forças de direita e reformulá-la para o povo”.

O Presidente do Grupo S & D concluiu afirmando: “Vamos ganhar nas universidades, nos locais de trabalho, nas ruas – onde as pessoas lutam para sobreviver, prosperar e crescer, para viver uma vida saudável”, e para apoiar essas pessoas, precisamos “de combater a pobreza e proteger nossos solos, água e ar”, e a “nossa luta começa hoje.”