Fraudes em apelos a doações para ajudar a Ucrânia

Anúncios na Internet que apelam a doações a favor da Ucrânia podem ser fraudulentos alertam os investigadores da empresa de cibersegurança, Check Point. O conselho dos investigadores é não doar fundos através da Darknet.

Fraudes em apelos a doações para ajudar a Ucrânia

A Dark Web é uma parte da Internet que não é visível para os motores de busca e requer o uso de um browser anónimo. Nesse espaço da Internet, as pessoas pode comprar números de cartões de crédito, drogas, armas e softwares maliciosos. Alguns dos anúncios de apelo a donativos são legítimos, enquanto outros são claramente questionáveis. A Check Point Research investigou alguns desses pedidos de apoio e verificou que todos os anúncios solicitam doações em criptomoeda.

Anúncio fraudulento

Os investigadores da Check Point encontraram um anúncio em que são pedidas doações para uma alegada ucraniana chamada Marina. Uma pequena descrição indicava a ‘Marina’ e os seus filhos estão a tentar fugir da Ucrânia devido à “situação muito má”, precisando de dinheiro, doado em criptomoeda, para o fazerem. O apelo diz ainda: “Todos os valores contam”.

Os investigadores verificaram que embora os QR codes apresentados conduzam a endereços de cripto wallets, uma pesquisa rápida mostra que a imagem principal foi retirada de um artigo da agência noticiosa internacional alemã, DW (Deutsche Welle), e que nenhuma outra informação foi partilhada, levantando questões sobre a autenticidade e legitimidade geral da página.

Check Point Research
Fonte: Check Point Research

Anúncio legítimo

Alguns dos sites referenciados na Darknet apontam, na verdade, para endereços fiáveis. Um dos que se destaca é o https://www.defendukraine.org/donate-, um website que apela às pessoas para “ajudar o exército ucraniano e os seus feridos, bem como as famílias e crianças afetadas pelo conflito”. Refere ainda a conta de Twitter da plataforma “Defend Ukraine”. O domínio foi registado no dia 16 de fevereiro, uma semana antes do início do conflito na Ucrânia. O site em si é simples e contêm a lista de diferentes organizações e ONGs na Ucrânia, bem como criptomoeda – Bitcoin, Ethereum, e USDT.

O endereço de Bitcoin é https://www.blockchain.com/btc/address/357a3So9CbsNfBBgFYACGvxxS6tMaDoa1P. O site recebeu até agora (desde 24 de fevereiro de 2022, às 12h58, hora da primeira transação) 261.16141073 BTC no valor de 9,880,525.93 dólares.

Website “Defend Ukraine”:

Check Point Research
Fonte: Check Point Research

Mais de 9.8$ em criptomoeda para doar à Ucrânia:

Check Point Research
Fonte: Check Point Research

Doações de criptomoeda para o governo ucraniano na Dark Net:

Check Point Research
Fonte: Check Point Research

Oded Vanunu, Head of Product Vulnerabilities Research, at Check Point Software, referiu: “A CPR tem acompanhado de perto a Darknet. Nos últimos anos, encontramos anúncios para serviços falsos relacionados com o coronavírus. Agora, vemos esquemas de doação a aparecer, à medida que o conflito Rússia-Ucrânia intensifica. Estes anúncios estão a recorrer a nomes falsos e histórias pessoais para incitar as pessoas a doar. Num dos exemplos, vemos alguém que diz chamar-se Marina a apresentar uma foto com os seus filhos. Verificou-se que a imagem é, na verdade, tirada de um jornal alemão. Ao mesmo tempo, vemos também apelos legítimos à doação de fundos para a Ucrânia, como é caso do exemplo em que foi possível angariar quase dez milhões de euros,”

O especialista concluiu: “Os anúncios fraudulentos e legítimos estão misturados na Darknet. A Darknet pode ser um sítio perigoso. Eu aconselho vivamente qualquer pessoa que queira doar a fazê-lo a partir de fontes e meios fiáveis. A CPR continuará a monitorizar a Darknet ao longo dos desenvolvimentos do conflito, reportando qualquer outra irregularidade.”