Fundão e Santo Tirso recebem 10 migrantes

Sete homens e três mulheres, nacionais da Nigéria e do Gana, é o grupo mais recente de migrantes que chega a Portugal, depois de, em abril, ter sido resgatado do Mediterrâneo. Os migrantes são acolhidos no Fundão e em Santo Tirso.

Fundão e Santo Tirso recebem 10 migrantes
Fundão e Santo Tirso recebem 10 migrantes. Foto: DR

Dez migrantes provenientes de Malta chegaram, hoje, a Portugal. Os sete homens e três mulheres, nacionais da Nigéria e do Gana, vão ser acolhidos no Fundão e em Santo Tirso. Os migrantes tinham sido resgatados no Mediterrâneo, em abril, pelo navio humanitário Alan Kurdi, da ONG alemã Sea Eye.

Em comunicado a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e o Ministro da Administração Interna indicam que tal como tem acontecido “em todas as situações de emergência, que resultam de resgates no Mediterrâneo”, Portugal assume “o seu compromisso de solidariedade e de cooperação europeia em matéria de migrações, participando ativamente em todos os processos de acolhimento”.

A mesma situação em que Portugal interveio foi “com os resgates dos navios Lifeline, Aquarius I, Diciotti, Aquarius II, Sea Watch III e outras pequenas embarcações, tendo já chegado ao nosso país 122 pessoas, durante 2018 e já este ano”.

Independentemente da disponibilidade solidária sempre manifestada, “o Governo português continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório”.