G20 é responsável por 80% das emissões de gases de efeito de estufa

Na cimeira do G20 a decorrer na Índia, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, indicou os países do G20 como responsáveis pelas alterações climáticas e fez um apelo à Rússia para um acordo de saída dos cereais da Ucrânia pelo Mar Negro.

G20 é responsável por 80% das emissões de gases de efeito de estufa
G20 é responsável por 80% das emissões de gases de efeito de estufa. Foto: © UE

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no seu discurso na Cimeira do G20, na Índia, referiu que “só os países do G20 são responsáveis ​​por 80% das emissões de gases de efeito de estufa” e que África é apenas responsável por menos de 4% das emissões, mas que está entre as regiões mais afetadas pelas alterações climáticas.

Ursula von der Leyen afirmou que “as alterações climáticas são provocadas pelo homem”, pelo que isso pode ser mudado. Mas para enfrentar o desafio, “precisamos de tecnologia e de financiamento” e assim, “cumprir a meta de financiamento climático de 100 mil milhões de dólares este ano é uma obrigação”.

“Na União Europeia, o nosso Sistema de Comércio de Emissões ajudou a reduzir as emissões em 35%, gerando ao mesmo tempo mais de 152 mil milhões de euros de receitas desde 2005”, referiu a Presidente da Comissão, e acrescentou que as receitas são investidas em tecnologias verdes e em apoio aos grupos mais vulneráveis.

No entanto, lembrou a responsável europeia que “apenas 23% das emissões globais hoje são cobertas por um preço do carbono na faixa necessária para cumprir as metas de Paris” e referiu: “Lançámos o Apelo à Ação para os Mercados de Carbono Alinhados com Paris para elevar esta quota para pelo menos 60 por cento”.

“A ciência diz-nos que estamos prestes a falhar o nosso objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 graus”, referiu Ursula von der Leyen. Pelo que “é absolutamente crítico que mantenhamos a nossa trajetória de 1,5 graus”.

“Para isso, precisamos de triplicar a capacidade de energia renovável e duplicar a eficiência energética até 2030, se quisermos atingir o nosso objetivo de limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus. Só o que é medido é feito, conhecemos esse princípio” relevou a responsável europeia.

A Presidente da Comissão indicou: “Só nos próximos 5 anos, a UE investirá pelo menos 4 mil milhões de euros em energias renováveis ​​e hidrogénio nas economias em desenvolvimento através do nosso plano Global Gateway”, sendo que “o Global Gateway também trata de compartilhar tecnologia e arriscar novamente capital privado adicional. Porque se quisermos dominar as alterações climáticas também temos de atrair muito capital privado.”

“As alterações climáticas são uma ameaça global. E um fator que contribui para a insegurança alimentar. A segurança alimentar também é vítima da agressão da Rússia na Ucrânia”, afirmou Ursula von der Leyen, e por isso “apelamos à Rússia para que permita que os cereais provenientes da Ucrânia cheguem aos mercados globais através do Mar Negro”.

A Presidente da Comissão Europeia concluiu referindo: “Estamos a fazer o nosso melhor para facilitar que os cereais cheguem aos mercados globais através da rota terrestre, mas para que os preços globais se estabilizem, os cereais também têm de viajar por mar”, e como “ninguém deve passar fome e os líderes do G20 têm a responsabilidade e as ferramentas para permitir o fluxo de cereais para onde são necessários”.