Garcia Garcia amplia unidade da Eurostyle

Construtora Garcia Garcia, S.A., executa ampliação da Eurostyle Systems no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo. A ampliação duplica capacidade de produção e de logística da multinacional francesa do ramo automóvel.

Garcia Garcia amplia unidade da Eurostyle
Garcia Garcia amplia unidade da Eurostyle. Foto: DR

Construtora Garcia Garcia, S.A., está a desenvolver a ampliação unidade industrial da Eurostyle Systems, após há um ano atrás ter concluído a primeira fase de construção da unidade industrial com 6.000 metros quadrados no Parque Empresarial de Lanheses, em Viana do Castelo.

Ampliação da unidade industrial vai permitir à multinacional francesa do setor automóvel duplicar a capacidade de produção e de logística, criando 250 postos de trabalho diretos. Uma expansão que estava prevista no projeto da Garcia Garcia, SA., e que previa o desenvolvimento em duas fases adicionais, dependentes da evolução do mercado e do crescimento da Eurostyle.

A antecipação da ampliação da unidade, com previsão de conclusão ainda no mês de abril, é devida a “uma nova encomenda de fabrico de portas para automóveis” colocada à Eurostyle Systems. Situação que levou a que “a segunda e terceira fases de ampliação” tenha arrancado em junho de 2017.

A unidade industrial é ampliada em 12.700 metros quadrados, o que torna a área produtiva e de armazenagem com 18.800 metros quadrados.

A Eurostyle Systems é a Divisão de Sistemas Plásticos, pertencente ao Grupo GMD, com produção destinada aos mercados nacional e internacional, e com entrada direta na cadeia de valor de gigantes como Citroën, Opel, Nisssan, Renault, Audi, Volkswagen, entre outras.

A multinacional francesa tem presença em vários países, como França, Eslováquia, Rússia, Marrocos e Portugal, e emprega mais de 1.500 pessoas, distribuídas por 11 unidades de produção e quatro centros técnicos. Em Portugal a empresa produz essencialmente peças injetadas de plástico para componentes da indústria automóvel, e com a expansão das instalações vai reforçar o posicionamento no mercado e fomentar o seu crescimento internacional.

A ampliação da unidade industrial levou a terraplanagem do terreno, e assim ao movimento de cerca de 180 mil metros cúbicos de terra.

A Garcia Garcia indicou que ao nível da arquitetura e das soluções construtivas adotadas, “a obra obedece à linha definida para a primeira fase do projeto, com destaque para o recurso à pré-fabricação de modo a potenciar a celeridade na execução”, e acrescentou que envolve “84 metros de canais técnicos enterrados para redes de suporte à produção.”

Dado que ampliação em curso já estava prevista desde o início do projeto, a estrutura do edifício, as infraestruturas de suporte e as áreas técnicas foram dimensionadas e posicionadas em locais estratégicos para poderem suportar a atual expansão.

A unidade industrial da Eurostyle Systems Portugal é de grande importância para a região e para o país tendo vindo a ter o reconhecimento do Governo, como foi demonstrado pela visita do primeiro-ministro António Costa, em julho 2016, na altura do lançamento da primeira pedra do projeto, e mais tarde pela visita do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, na inauguração da unidade da multinacional francesa, num investimento de 18 milhões de euros.