Gaza tornou-se um cemitério para milhares de crianças

Mais de 3.450 crianças mortas pelos bombardeamentos tornou Gaza num cemitério de crianças. Mais de um milhão de crianças de Gaza sem água. A morte, especialmente de bebés, por desidratação é uma ameaça crescente. UNICEF faz apelo dramático.

Gaza tornou-se um cemitério para milhares de crianças
Gaza tornou-se um cemitério para milhares de crianças. Foto: © UN

A UNICEF através do seu porta-voz, James Elder, disse hoje em Genebra que “desde os primeiros dias das hostilidades sem precedentes na Faixa de Gaza, a UNICEF tem sido franca sobre a necessidade de um cessar-fogo humanitário imediato, de que a ajuda flua e de que as crianças raptadas sejam libertadas. Tal como muitos outros, apelamos ao fim da matança de crianças”.

James Elder referiu: “Os números são terríveis; supostamente mais de 3.450 crianças mortas; surpreendentemente, isso aumenta significativamente a cada dia”, e “Gaza tornou-se um cemitério para milhares de crianças”. Para todos os outros “é um inferno”.

No entanto, acrescentou, o porta-voz da UNICEF, “as ameaças às crianças vão além das bombas e dos morteiros”, pois, “ mais de um milhão de crianças de Gaza também enfrenta uma crise hídrica. A capacidade de produção de água de Gaza representa apenas 5% da sua produção diária habitual. A morte de crianças – especialmente de bebés – devido à desidratação é uma ameaça crescente”.

“Foi o que disse uma das minhas colegas da UNICEF, Nesma, que vive e trabalha em Gaza. Ela tem dois filhos, Talia, de 4 anos, e Zain, de 7 anos: parte o meu coração ver as crianças ao meu redor esforçando-se por um copo de água limpa e não conseguem encontrá-lo. Zain continua pedindo água normal.

Ela quer dizer água potável, não água salgada, que é a única opção no momento e que está a deixar Zain, de 7 anos, e muitas outras crianças doentes”.

Referindo-se a uma situação esperada após o fim do conflito James Elder referiu: “E depois há o trauma. Quando os combates cessarem, o custo para as crianças e para as suas comunidades será suportado pelas gerações vindouras. Antes desta última escalada, mais de 800.000 crianças em Gaza – três quartos de toda a sua população infantil – foram identificadas como necessitando de saúde mental e apoio psicossocial. Isso foi antes deste último pesadelo.”

“A mesma colega da UNICEF, Nesma, que falou do seu filho de 7 anos a pedir desesperadamente água potável, explicou o trauma que o seu filho de 4 anos está a passar. Talia, de quatro anos, apresenta sintomas graves de stress e medo, e agora está a automutilar-se, – arrancar os cabelos e a coçar as pernas até sangrarem. E, no entanto, como explica a mãe: ‘não tenho o luxo de pensar na saúde mental dos meus filhos. Continuo dizendo a mim mesmo: Nesma, mantém-os vivos. E quando tudo isto acabar, vou dar-lhes apoio mental e cuidados médicos.’”

A UNICEF repete o apelo “em nome de Talia e Zain, e das outras 1,1 milhões de crianças em Gaza que vivem um pesadelo: Precisamos de um cessar-fogo humanitário imediato. E todas as passagens de acesso a Gaza devem ser abertas para o acesso seguro, sustentado e desimpedido da ajuda humanitária, incluindo água, alimentos, suprimentos médicos e combustível.”

James Elder concluiu: “E se não houver cessar-fogo, nem água, nem remédios, e não houver libertação das crianças sequestradas? Então avançamos em direção a horrores ainda maiores que afligem crianças inocentes.”