Gestão da Residência Universitária Manuel da Maia entregue à Universidade de Lisboa

Residência Universitária Manuel da Maia que a Câmara Municipal de Lisboa está a construir vai ter gestão pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa. O protocolo foi assinado hoje entre as duas entidades. O investimento é de cerca de 17 milhões de euros.

Gestão da Residência Universitária Manuel da Maia entregue à Universidade de Lisboa
Gestão da Residência Universitária Manuel da Maia entregue à Universidade de Lisboa. Foto: DR

A Residência Universitária Manuel da Maia que a Câmara Municipal de Lisboa está a construir, através de uma reabilitação e adaptação de dois edifícios na Avenida Manuel da Maia e na Alameda D. Afonso Henriques, vai ser gerida pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o reitor da Universidade de Lisboa assinaram hoje um protocolo de cooperação institucional para a gestão da Residência Universitária Manuel da Maia, que deverá estar concluída até ao fim de 2023.

A residência vai disponibilizar um total de 320 camas, distribuídas por 208 quartos duplos e individuais, que se destinam a serem usados por estudantes das várias instituições de ensino superior de Lisboa.

Na cerimónia de assinatura, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, referiu que a obra foi possível com recurso aos fundos europeus, através do Plano de Recuperação e Resiliência que disponibilizou 10 dos cerca de 17 milhões de euros, que vão ser investidos na residência.

Carlos Moedas lembrou: “Temos 900 camas para estudantes universitários em estudo, mas precisamos de muitas mais”. Dada a dimensão das necessidades, Carlos Moedas afirmou: “É um problema que não pode ser só resolvido pela Câmara. Tem de ser a Câmara, o Governo, os privados, as universidades, e só todos juntos é que conseguimos, porque temos 50 mil estudantes deslocados em Lisboa e todos têm direito a ter o seu alojamento. E, portanto, vamos continuar a trabalhar nesse sentido”.

O reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, explicou que a residência vai permitir que estudantes universitários deslocados possam vir a estudar para Lisboa e por isso “hoje é um dia feliz para a Universidade de Lisboa e para a cidade”.