Gestão turística dos Sítios Património Mundial em debate em Coimbra

Grandes desafios da gestão turística dos Sítios Património Mundial em debate. Encontrar soluções para harmonizar os diversos interesses da gestão turística reúne mais de uma centena de especialista de 40 países, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Edificio da Universidade de Coimbra, património mundial
Edificio da Universidade de Coimbra, património mundial. Foto: Rosa Pinto

A difícil, e por vezes conflituosa, relação entre as práticas turísticas e a gestão do património, especialmente o património dos sítios classificados pela UNESCO coloca vários desafios de diversa natureza aos vários intervenientes e a vários níveis.

Para debater e apontar caminhos e soluções para harmonizar o mais possível a relação entre os diversos, e muitas vezes antagónicos ou conflituosos, interesses envolvidos mais de uma centena de especialistas de cerca de 40 países, entre os quais Argentina, Austrália, Brasil, China, EUA, Índia, Israel e Timor, reúnem em Coimbra, no 5º Congresso Internacional da UNESCO UNITWIN, intitulado “Identidade Local e Gestão Turística dos Sítios Património Mundial – Tendências e Desafios”.

O congresso, promovido no âmbito da Rede Cultura, Turismo e Desenvolvimento do Programa de Cátedras UNESCO, é organizado pela Universidade de Coimbra (UC) e Câmara Municipal de Coimbra, e decorre em Coimbra de 18 a 22 de abril, no Convento São Francisco.

Os especialistas, ao longo de cinco dias, refletem e debatem questões como o novo turismo e a relação com o património histórico material e imaterial. São abordadas diversas áreas ou setores como a gastronomia, vinhos, religião, gestão de destinos e sustentabilidade em sítios património mundial, animação turística e eventos culturais, bem como as novas tecnologias na investigação e na gestão turística, gestão do património de influência portuguesa no mundo, rotas turísticas e paisagens culturais.

Fernanda Cravidão, coordenadora da Cátedra UNESCO e da Rede UNESCO UNITWIN na Universidade de Coimbra
Fernanda Cravidão, coordenadora da Cátedra UNESCO e da Rede UNESCO UNITWIN na Universidade de Coimbra. Foto: DR

Fernanda Cravidão, chair do congresso e coordenadora da Cátedra UNESCO e da Rede UNESCO UNITWIN Cultura, Turismo e Desenvolvimento na Universidade de Coimbra (UC), citada em comunicado da UC, considera que não sendo pacífica a relação entre práticas turísticas e gestão do património, é essencial “juntar os diversos responsáveis envolvidos, públicos e privados, tendo em vista a construção de modelos de gestão que contribuam para o desenvolvimento sustentável do turismo, sem comprometer a gestão do património, e permitam gerar processos que promovam a qualidade de vida das populações residentes”.

O “crescimento turístico gerado pela classificação da Universidade, Alta e Sofia, em 2013, conduziu a novos desafios”, referiu chair do Congresso, e alertou para a necessidade de a cidade de Coimbra, com todos os seu agentes, ter de “encontrar rapidamente soluções, que terão de ser permanentemente avaliadas porque o fenómeno turístico é dinâmico por natureza, capazes de garantir uma oferta turística de qualidade, diversificada, com segurança e que envolva toda a cidade”.

Fernanda Cravidão conclui que, “por exemplo, é essencial que haja uma gestão equilibrada do tráfego na cidade, nomeadamente na Alta, caso contrário, a relação harmónica entre os visitantes e os residentes pode ser perturbada”.

O 5º Congresso UNESCO UNITWIN conta com a participação, entre outros, de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal; Jin Y. Woo, Conselheiro do Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (UNWTO) para o Turismo e Cultura; Maria Gravari-Barbas, Coordenadora da Cátedra UNESCO Cultura, Turismo, Desenvolvimento da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne; Ana Martinho, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO; Kirsti Kovanen, Secretária-Geral do ICOMOS; Hilary Du Cros, Coordenadora sénior de investigação no Observatório para a Investigação em Culturas Locais e Criatividade em Educação, UNESCO.

O programa completo do Congresso UNESCO UNITWIN está disponível em: http://unitwin2017.uc.pt/programa/.

O Programa de Cátedras UNESCO UNITWIN foi criado, em 1992, com o objetivo de promover a cooperação e interligação entre universidades, a nível internacional, para reforçar as capacidades institucionais através da partilha de conhecimento e do trabalho colaborativo. A Rede UNITWIN envolve mais de 700 instituições em 116 países diferentes.