‘Ginja de Óbidos e Alcobaça’ tem luz verde da Comissão Europeia para IGP

Comissão Europeia aprovou pedido de registo da ‘Ginja de Óbidos e Alcobaça’ para a Indicação Geográfica Protegida (IGP). O fruto e os produtos a partir deste têm um forte peso económico da região de cultivo.

‘Ginja de Óbidos e Alcobaça’ tem luz verde da Comissão Europeia para IGP
‘Ginja de Óbidos e Alcobaça’ tem luz verde da Comissão Europeia para IGP

A ‘Ginja de Óbidos e Alcobaça‘ é um pequeno fruto da família das cerejas com uma forte concentração de açúcares e ácidos. A partir do fruto são fabricados muitos produtos, tais como: licores, chá ou doçarias.

“A área geográfica de produção da ‘Ginja de Óbidos e Alcobaça’ está delimitada do ponto de vista administrativo aos concelhos de Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Bombarral, Cadaval e ainda as freguesias de Juncal, Calvaria de Cima, Pedreiras, Porto de Mós (São João Baptista), Porto de Mós (São Pedro), Serro Ventoso e Arrimal do concelho de Porto de Mós”, lê-se no Jornal Oficial da União Europeia.

O fruto ‘Ginja de Óbidos e Alcobaça’ é da cultivar ‘Galega’, que pertence à família das Rosáceas, subfamília das Prunóideas, género Prunus e espécie Prunus cerasus L.

Este fruto caracteriza-se, quando cultivado na região demarcada, por ser de calibre pequeno e de cor vermelha. Possui uma forma ligeiramente achatada, e tem uma acidez total entre os 16 e os 20 gr de ácido málico por litro de suco, e açucares entre os 16 e 20 de grau Brix (quantidade de açúcar em suco de fruta).

Em termos de características organoléticas o fruto distingue-se pela intensidade aromática e pelo sabor agridoce equilibrado. Esta característica é-lhe conferida pela elevada concentração simultânea em açúcares e ácidos. A polpa apresenta uma consistência moderada e textura firme.

Para as caraterísticas do fruto é determinante, para além da área geográfica de cultivo, o momento da colheita. Este deve ocorrer quando o estado de maturação for o ideal, ou seja, quando a concentração de açúcares e de ácidos for maior. Isto leva a que a colheita decorra normalmente ao longo de 20 dias.

A avaliação do momento da colheita é feita por métodos visuais, isto é pela apreciação da coloração vermelha dos frutos em toda a sua extensão, feita pelos produtores locais cuja experiência tem vindo a ser transmitida ao longo dos anos.