GMV de Portugal e Espanha participam no OCEAN2020

GMV disponibiliza soluções de Comando, Controlo e Inteligência ao projeto europeu OCEAN2020. As filiais da GMV em Portugal e Espanha estão envolvidas neste projeto europeu de demonstração de tecnologias e investigação em defesa.

GMV de Portugal e Espanha participam no OCEAN2020.
GMV de Portugal e Espanha participam no OCEAN2020. Submarino no Rio Tejo. Foto: Rosa Pinto

A GMV, grupo mundial que atua nos setores Aeroespacial, Defesa e Segurança, Cibersegurança, Sistemas Inteligentes de Transportes, Saúde, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, integra o projeto europeu OCEAN2020. Um projeto europeu para demonstrar tecnologias inovadoras no domínio da investigação em defesa em cenários reais.

Através das filiais em Portugal e em Espanha, a GMV participa no projeto europeu com soluções de Comando e Controlo, assim como Joint Intelligence, Surveillance and Reconaissance (JISR).

O OCEAN2020 é coordenado pela empresa multinacional italiana Leonardo e envolve 42 parceiros, de 15 países europeus, incluindo a Marinha Portuguesa (Ministério da Defesa Nacional). Este projeto em consórcio é a mais importante ação no domínio da investigação em tecnologias de vigilância marítima.

O projeto é desenvolvido no âmbito do Programa ‘Preparatory Action on Defence Research’, para demonstrar tecnologias inovadoras e de viabilidade de um programa específico de investigação em defesa, enquadrado no Programa Europeu de Investigação em Defesa. Programa a fazer parte do próximo Programa Quadro Europeu de Financiamento Plurianual para o período 2021-2027.

Os diversos parceiros do OCEAN2020 vão apresentar soluções inovadoras no âmbito das operações de vigilância e interdição, incorporando para isso sistemas não tripulados de diferentes tipos, tais como os de asa fixa, asa rotatória, de superfície marítima e submarinos. “Estes sistemas devem integrar-se com os centros de comando e controlo das unidades navais, que por sua vez estarão ligados por meio de satélite aos centros de comando e controlo em Terra.”

A GMV vai participar no OCEAN2020 com os sistemas Command and Control – C2 e Joint Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – JISR, que tem como base o projeto Multisensor Aerospace /Ground Joint ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – Interoperability Coalition (MAJIIC) da NATO, “onde a GMV é responsável pelo sistema SAPIIEM que reúne informações de múltiplas fontes em diferentes formatos, proporcionando aos analistas de informação as ferramentas necessárias para intercambiar informações ISR e fluxos de trabalho que permitem a interação em todas as fases do ciclo JISR.”

A GMV vai também participar no OCEAN2020 com a conceção e desenvolvimento de um Centro Europeu de Operações Marítimas com sede em Bruxelas cuja criação está prevista durante o projeto.

O projeto europeu prevê a execução de duas demonstrações em cenário real de missões de vigilância marítima e interdição. Coordenado com a Marinha Italiana, o primeiro exercício terá lugar em 2019, onde a GMV implementará as suas soluções de comando e controlo de inteligência. O segundo exercício terá lugar em 2020, no Mar Báltico, e será coordenado pela Marinha Sueca.

Para a GMV, o OCEAN2020 “representa mais um passo na estratégia de internacionalização da empresa e consolida a sua trajetória internacional na área de comando e controlo”, e vem complementar o trabalho que de “desenvolvimento e evolução do European Command and Control Information System (EUCCIS), utilizado pelo European External Action Service (EEAS)” nas missões fora da Europa.