Google multada em 2,95 mil milhões de euros pela Comissão Europeia

Google multada em 2,95 mil milhões de euros pela Comissão Europeia
Google multada em 2,95 mil milhões de euros pela Comissão Europeia

A Comissão Europeia anunciou que multou a Google em 2,95 mil milhões de euros por esta violar as regras antitruste da União Europeia (UE) ao distorcer a concorrência no setor da tecnologia de publicidade (adtech), favorecendo os próprios serviços de tecnologia de publicidade online em detrimento dos fornecedores concorrentes de serviços de tecnologia de publicidade, anunciantes e editores online.

A Comissão Europeia ordenou à Google para terminar com as práticas de autopreferência e implementar medidas para cessar os seus conflitos de interesses inerentes ao longo da cadeia de abastecimento de adtech. A Google tem agora 60 dias para informar a Comissão Europeia sobre a forma como pretende cumprir o que lhe foi ordenado.

A infração

A Google é uma empresa multinacional de tecnologia dos EUA que tem a publicidade como principal fonte de receitas. Em particular, o Google: vende publicidade nos seus próprios sites e aplicações; e atua como intermediário entre os anunciantes que desejam publicar os seus anúncios online e os editores (ou seja, sites e aplicações de terceiros) que podem fornecer esse espaço.

Os anunciantes e editores confiam nas ferramentas digitais da indústria da tecnologia de anúncios para a veiculação de anúncios em tempo real não ligados a uma consulta de pesquisa, como banners em sites de jornais (“anúncios de display”). Em particular, a indústria da tecnologia de anúncios fornece três ferramentas digitais:

servidores de anúncios para editores, utilizados por estes para gerir o espaço publicitário nos seus websites e aplicações;

ferramentas de compra programática de anúncios para a web aberta, utilizadas pelos anunciantes para gerir as suas campanhas publicitárias automatizadas;

bolsas de anúncios onde a procura e a oferta se encontram em tempo real, normalmente através de leilões, para comprar e vender anúncios display.

A Google disponibiliza vários serviços de tecnologia de anúncios que fazem a intermediação entre anunciantes e editores para exibir anúncios em sites ou aplicações móveis. Opera duas ferramentas de compra de anúncios – “Google Ads” e “DV 360”, um servidor de anúncios para editores, “DoubleClick For Publishers”, ou DFP e uma bolsa de anúncios, “AdX”.

Google AdTech

A Comissão Europeia referiu que a sua investigação concluiu que a Google detém uma posição dominante no mercado de servidores de anúncios para editores, com o seu serviço “DFP” e no mercado das ferramentas de compra programática de anúncios para a web aberta, com os seus serviços “Google Ads” e “DV360”. Ambos os mercados abrangem todo o Espaço Económico Europeu.

Outra das conclusões da investigação da Comissão Europeia foi a de que, pelo menos entre 2014 e a presente data, a Google abusou das posições dominantes, violando o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE), nomeadamente:

Favorecendo a sua própria plataforma de anúncios, a AdX, no processo de seleção de anúncios conduzido pelo seu servidor de anúncios para editores dominante, a DFP, por exemplo, informando a AdX antecipadamente sobre o valor da melhor licitação dos concorrentes que teria de superar para vencer o leilão.

Favorecendo a sua plataforma de anúncios, a AdX, na forma como as suas ferramentas de compra de anúncios, a Google Ads e a DV360, efetuam licitações nas plataformas de anúncios. Por exemplo, o Google Ads estava a evitar as plataformas de anúncios concorrentes e, principalmente, a licitar o AdX, tornando-o a plataforma de anúncios mais atrativa.

Assim, a Comissão Europeia concluiu que as condutas observadas visavam intencionalmente dar ao AdX uma vantagem competitiva e podem ter impedido a entrada de plataformas de anúncios concorrentes. Isto reforçou o papel central do AdX na cadeia de fornecimento de tecnologia de anúncios, bem como a capacidade da Google de cobrar uma taxa elevada pelo seu serviço.