Google, Youtube e Olá: as marcas mais relevantes para os portugueses

Internet e Media é o setor mais relevante para os portugueses e Finanças e Seguros é o menor. Marcas relevantes podem desaparecer sem deixar saudades para 63%. Google, Youtube e Olá são as marcas mais relevantes.

Marcas mais relevantes para os portugueses
Marcas mais relevantes para os portugueses

Resultados do estudo Meaningful Brands Portugal 2017 do Havas Media Group revelam que as marcas Google, Youtube e Olá são consideradas, pelos portugueses, como as mais relevantes. Das 87 marcas analisadas em 2015 e 2017, este ano aumentou o número de marcas relevantes, com 37% contra as 26% de 2015. O estudo indica que no total das 110 marcas analisadas em 2017, 67% poderiam desaparecer sem a maioria das pessoas se importar.

O Meaningful Brands é a métrica de força de marca do Havas Media Group, ou seja, o estudo global que mostra como a nossa qualidade de vida e bem-estar se relacionam com as marcas a nível empresarial. O estudo abrange 1500 marcas e mais de 375 mil pessoas em 33 países. O estudo determina a relevância das marcas junto dos consumidores, bem como o impacto dos benefícios das marcas na qualidade de vida das pessoas.

Os resultados do estudo indicam que as expectativas das pessoas continuam a aumentar em relação às marcas, com 84% das pessoas a considerar que as marcas devem melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Em 2015 o valor era de 80%, e em 2013 situou-se nos 67%. Mas apenas 43% das pessoas indicaram que as marcas estão a cumprir bem este papel.

O estudo indica também que 71% dos portugueses referiu ter preferência, nas compras, por empresas conhecidas, dado considerarem haver um propósito e não apenas os meros lucros. Esta percentagem é uma evolução significativa dado que em 2015 se situou nos 50%.

Internet e Media é setor mais relevante

O estudo analisou dez sectores, e o da Internet e Media é o mais relevante, logo seguido dos setores dos Transportes, Alimentação e Bens de Consumo, os três setores que em 2015 eram os mais relevantes. O setor de Internet e Media ocupava a quarta posição em 2015. Tal como em 2015, o setor menos relevante é o sector Financeiro e de Seguros. Comparando com os resultados globais verifica-se que em Portugal, há uma maior valorização dos setores de Internet e Media e dos Transportes. Os setores de Retalho e Automóvel têm uma avaliação mais baixa em Portugal do que a nível global.

Rui Almeida, Data & Consumer Insights Director Havas Media Group, citado em comunicado, comentou: “As 10 marcas mais relevantes em Portugal são marcas com um histórico já consolidado a desempenhar um papel na vida das pessoas. Todas têm um desempenho acima da média nos três pilares de relevância: funcional, pessoal e coletivo. Ainda assim, neste momento, as marcas são melhor classificadas pelas pessoas como tendo impacto no bem-estar coletivo do que pessoal, residindo aqui o grande desafio para as marcas que se queiram tornar imprescindíveis. É interessante também verificar nestes resultados que, não só os portugueses têm maiores expetativas com relação às marcas, como também a percentagem daqueles que estão dispostos a recompensa-las através da sua preferência é maior.”

Ranking de Marcas e de Sectores

Top 10 das marcas em Portugal Ranking dos sectores em Portugal
1 Google 1 Internet e Media
2 Youtube 2 Transportes
3 Olá 3 Alimentação
4 Colgate 4 Bens de Consumo
5 Nivea 5 Retalho
6 Compal 6 Bebidas
7 Mimosa 7 Eletrónica e Telecomunicações
8 Nestlé 8 Automóvel
9 Mercedes 9 Energia
10 Danone 10 Finança e Seguros

Na edição de 2017 do estudo Meaningful Brand Portugal foram analisadas 110 marcas, de 10 sectores de atividade: Internet e Media, Transportes, Alimentação, Bens de Consumo, Retalho, Bebidas, Eletrónica e Telecomunicações, Automóvel, Energia e Finança e Seguros. A recolha de informação decorreu de Setembro a Novembro de 2016, com base numa amostra de 12.034 entrevistas, representativa da população maior de 18 anos.