Governo apoia com 120 mil euros organizações não-governamentais de mulheres

Governo atribui 120 mil euros a organizações não-governamentais de mulheres. O apoio destina-se a combater a violência contra as mulheres, as discriminações que atingem as migrantes e a capacitar profissionais para responder à problemática das mulheres.

Governo apoia com 120 mil euros organizações não-governamentais de mulheres
Governo apoia com 120 mil euros organizações não-governamentais de mulheres. Foto: Rosa Pinto

Governo assina com organizações não-governamentais de mulheres, contratos de apoio financeiro para atividades de promoção da igualdade de género. Um apoio que este ano é reforçado em mais 30 mil euros, atingindo o montante total de 120 mil euros.

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, esclareceu: “Trata-se não só de um apoio às organizações para o desenvolvimento de atividades específicas, combatendo problemas concretos como a violência contra as mulheres ou as discriminações múltiplas que atingem as mulheres migrantes, mas também um estímulo fundamental ao exercício da cidadania, à literacia de direitos e ao empoderamento de mulheres e raparigas.”

As organizações vão desenvolver as atividades apoiadas ao longo de 2019. Estas atividades incluem: “trabalho com crianças, jovens e pessoas adultas para melhor prevenir a violência contra as mulheres e a violência no namoro; a capacitação de profissionais da educação e da justiça; a habilitação de sindicatos, como por exemplo CGTP/IN, para atender a problemáticas específicas de mulheres trabalhadoras e a promoção da igualdade de género no contexto do planeamento urbano, entre outras temáticas.”

Governo reconhece, com este apoio às atividades desenvolvidas por organizações da sociedade civil, a “ampla experiência no terreno e o papel ativo na concretização dos objetivos inscritos na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual 2018-2030.”