Governo aprova aquisição de cinco aviões KC-390

Conselho de Ministros aprova aquisição de cinco aeronaves KC-390, a contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo e a aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica.

Governo aprova aquisição de cinco aviões KC-390
Governo aprova aquisição de cinco aviões KC-390. Foto: Wikipedia

Com a aquisição das aeronaves KC-390, um simulador de voo, e respetiva sustentação logística, aprovada hoje, em Conselho de Ministros, a Força Aérea reforça as atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos.

As aeronaves vêm dotadas com as configurações e especificações técnicas, operacionais e logísticas definidas pela força Aérea, incluindo as capacidades adicionais de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais. Assim, Portugal passa a dispor de aeronaves com funções civis e militares para responder a necessidades permanentes do país.

As características únicas dos aviões KC-390 estabelecem um novo padrão para o transporte militar estratégico, que até agora era apenas assegurado com aeronaves quadrimotores, de superiores dimensões e capacidades. Os KC-390 são uma solução que satisfaz integralmente os requisitos definidos pelo Estado Português, e as exigências para participação nas operações militares da NATO e de outras alianças de que Portugal faz parte.