
Governo britânico age para garantir a produção de aço no Reino Unido, dado que a siderurgia existente corria o risco de colapso sob atual administração privada. O Governo referiu que se trata de uma intervenção muito específica, tomada em circunstâncias excecionais.
Os proprietários da British Steel, o Hebei Jingye Group, chinês, confirmaram a intenção de fechar os altos-fornos em Scunthorpe imediatamente, apesar de meses de negociações com o Governo do Reino Unido e de este ter proposto um coinvestimento de 575,8 milhões de euros.
Em comunicado o Governo britânico referiu que se os altos-fornos fossem desligados imediatamente, o futuro da única produção de aço no local estaria em sério risco.
Uma nova legislação de emergência permite que o Governo assuma o controlo da empresa com a garantia dos postos de trabalho e o processamento de encomendas das matérias-primas para manter o alto-forno a funcionar.
Para o Governo “o aço é vital para a segurança nacional e a indústria do Reino Unido e crucial para a missão do governo de construir 1,5 milhão de novas casas no Reino Unido como parte de seu Plano para Mudança, com projetos de construção exigindo milhões de toneladas de aço. “
Em comunicado o Governo britânico referiu que “dada a instabilidade económica global é crucial que a indústria de manufatura seja protegida internamente. Por isso, o governo tomou medidas no início da semana para apoiar a indústria automobilística, facilitando o caminho para a obrigatoriedade de veículos elétricos e disponibilizando um pacote de 34.55 milhões de euros para apoiar a reabertura do Aeroporto Doncaster Sheffield, que deverá gerar 5.000 empregos e impulsionar a economia em 5,76 mil milhões de euros.”