Governo Britânico distingue empresas portuguesas e investimento britânico em Portugal

Governo Britânico distingue com ‘DIT Business Awards’, investidores portugueses no Reino Unido e exportadores e investidores britânicos em Portugal. Este ano são premiadas 15 empresas portuguesas e 12 empresas britânicas que entraram com sucesso no mercado português.

Governo Britânico distingue empresas portuguesas e investimento britânico em Portugal
Governo Britânico distingue empresas portuguesas e investimento britânico em Portugal

Atualmente há mais de uma centena as empresas portuguesas instaladas no Reino Unido que tiveram o apoio da equipa de investimento do Department for International Trade (DIT) em Portugal. Nos últimos 2 anos, a equipa já apoiou, até à meta final 39 projetos de investimento, que resultaram no estabelecimento de empresas portuguesas no Reino Unido e/ou na expansão das suas operações no mercado britânico. Um trabalho que representou um plano de investimento global de cerca de 166,4 milhões de euros e a criação de 738 novos postos de trabalho.

O Governo Britânico reconheceu, este ano, 15 empresas portuguesas com o prémio ‘DIT Business Awards’. As empresas premiadas na categoria International Expansion são a Bial, a Brand Image, a Casais, a Dognædis, a Flyfordgest, a Frato, a Gema Digital, a Glintt, a Infosistema, a Novabase e a Youzz. Na categoria Investment Growth as empresas distinguidas são a Critical Software, a Celfinet, o Grupo Petrotec e a Telcabo.

Também foram distinguidas, pelo Governo Britânico, 12 empresas britânicas a operar em Portugal que se têm pautado pelo sucesso e pelo contributo para a agenda de crescimento económico do governo britânico, algumas das quais com investimento direto em Portugal. Estas empresas fazem parte de um grupo alargado de organizações apoiadas pelo DIT em Portugal nos últimos 2 anos, que somam entre si um volume estimado de cerca de 367,2 milhões de euros em transações comerciais de produtos e serviços nos mais diversos sectores.

As empresas Britânicas premiadas são a AstraZeneca, o Barclays, a Colt e a Leonardo Helicopters na categoria Export Growth. A Coates Global, o Frontier IP Group, o Global Reach Group, a Severn Lamb e a TVAC são distinguidas na categoria New to Market, e no investimento direto, a Cohort recebe o prémio de Overseas Investment e na categoria Overseas Investment and Export Growth é distinguida a Claranet e o WElink Group.

A iniciativa DIT Business Awards foi lançada pela primeira vez em 2008, sendo esta a 10ª edição daquele que é o maior evento realizado pelo Department for International Trade em Portugal.

Cabe a Andrew Mitchell, Comissário para o Comércio na Europa, a entrega dos prémios, em representação do Governo Britânico, que em conjunto com Christopher Sainty, Embaixador Britânico em Portugal, tem lugar em cerimónia a 3 de outubro. Uma cerimónia que releva o sucesso das empresas e a valorização das relações bilaterais estratégicas de comércio e investimento entre os dois países.