Governo compra 29 mil computadores para eleições europeias de 2024

Eleições europeias de 2024 vão ter cadernos eleitorais desmaterializados. Governo autoriza aquisição de 29 mil equipamentos informáticos até ao montante de 23,2 milhões de euros, mais IVA, para as 13.500 assembleias de voto.

Governo compra 29 mil computadores para eleições europeias de 2024
Governo compra 29 mil computadores para eleições europeias de 2024. Foto: Rosa Pinto

O Governo vai gastar 23,2 milhões de euros (acrescidos de IVA), na aquisição de 29 mil equipamentos informáticos para as assembleias de voto. O objetivo é a desmaterialização dos cadernos eleitorais já nas eleições europeias de 2024.

A aquisição é executada pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna – a quem compete a organização dos processos eleitorais de âmbito regional, nacional e da União Europeia-, para dotar as 13.500 assembleias de voto com os equipamentos informáticos necessários para que a eleição de 9 de junho do próximo ano para o Parlamento Europeu ocorra já sem cadernos eleitorais físicos.

O Governo indica que espera que nesse ato eleitoral seja possível a utilização de cadernos eleitorais desmaterializados em todas as assembleias de voto, ou seja, uma versão digital em computador.

O objetivo é agilizar o direito de voto, permitindo que o exercício do direito de voto em mobilidade, no dia da eleição, possa ser feito em qualquer mesa de voto constituída.

A implementação dos cadernos eleitorais digitais está a ser preparada bem como os cursos de formação online e gratuitos para os cerca de 67.500 membros das mesas que normalmente apoiam as eleições a nível nacional.