Governo felicita Donald Trump pela eleição para Presidente dos EUA

Com uma larga maioria de votos o povo americano elegeu Donald Trump para Presidente dos Estados Unidos da América. O Governo português já enviou felicitações referindo a histórica relação de amizade e de interesses entre os dois povos.

0
1
Partilhas
Governo Português felicita Donald Trump pela eleição para Presidente dos EUA
Governo Português felicita Donald Trump pela eleição para Presidente dos EUA. Foto por Gage Skidmore, CC BY-SA 3.0

O Governo português já felicitou Donald Trump pela sua eleição como presidente dos Estados Unidos da América, indica nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e lembra que “Portugal e os Estados Unidos estão unidos por uma longa relação histórica, por muitos interesses comuns e pela presença de uma importante comunidade portuguesa e lusodescendente residente naquele país”.

“A cooperação entre as duas nações é vasta e diversificada”, e abrange “áreas como a defesa e segurança, o comércio e investimento, a ciência e a tecnologia”, indica nota do MNE.

O Governo português refere: “Confiamos que as prioridades da política externa da nova Administração se situem no grande quadro de valores que tem norteado a ação dos Estados Unidos no mundo, no compromisso com o sistema multilateral das Nações Unidas, com a Aliança Atlântica e com o desenvolvimento das relações com a União Europeia”.

“Portugal cooperará lealmente com os Estados Unidos, quer no âmbito bilateral quer no âmbito multilateral, respeitando o direito internacional e os valores democráticos e reforçando os laços que tão profundamente ligam os dois países”.

Em declarações aos jornalistas o Primeiro-Ministro, António Costa, referiu que “as relações com os Estados Unidos serão certamente mantidas tendo em conta o grande interesse comum partilhando o mesmo espaço atlântico”.

O Primeiro-Ministro acrescentou ainda que “nós temos por hábito respeitar as decisões democráticas dos povos de quem somos amigos e com quem temos relações”, que no caso dos Estados Unidos são seculares, e onde “temos uma comunidade portuguesa muito importante”, e “temos a mesma aliança defensiva no quadro da NATO”.

“Em Portugal já houve vários Governos e nos Estados Unidos já houve Governos, nós não nos relacionamos com Governos, relacionamo-nos com Estados, relacionamo-nos com povos. O povo americano fez a escolha democrática que entendeu dever fazer, pelo que felicitamos o Senhor Trump pela sua eleição. Nós desejamos e tudo faremos para manter as excelentes relações que temos tido com os Estados Unidos”, afirmou o Primeiro-Ministro.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz