Governo felicita Donald Trump pela eleição para Presidente dos EUA

Com uma larga maioria de votos o povo americano elegeu Donald Trump para Presidente dos Estados Unidos da América. O Governo português já enviou felicitações referindo a histórica relação de amizade e de interesses entre os dois povos.

Governo Português felicita Donald Trump pela eleição para Presidente dos EUA
Governo Português felicita Donald Trump pela eleição para Presidente dos EUA. Foto por Gage Skidmore, CC BY-SA 3.0

O Governo português já felicitou Donald Trump pela sua eleição como presidente dos Estados Unidos da América, indica nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e lembra que “Portugal e os Estados Unidos estão unidos por uma longa relação histórica, por muitos interesses comuns e pela presença de uma importante comunidade portuguesa e lusodescendente residente naquele país”.

“A cooperação entre as duas nações é vasta e diversificada”, e abrange “áreas como a defesa e segurança, o comércio e investimento, a ciência e a tecnologia”, indica nota do MNE.

O Governo português refere: “Confiamos que as prioridades da política externa da nova Administração se situem no grande quadro de valores que tem norteado a ação dos Estados Unidos no mundo, no compromisso com o sistema multilateral das Nações Unidas, com a Aliança Atlântica e com o desenvolvimento das relações com a União Europeia”.

“Portugal cooperará lealmente com os Estados Unidos, quer no âmbito bilateral quer no âmbito multilateral, respeitando o direito internacional e os valores democráticos e reforçando os laços que tão profundamente ligam os dois países”.

Em declarações aos jornalistas o Primeiro-Ministro, António Costa, referiu que “as relações com os Estados Unidos serão certamente mantidas tendo em conta o grande interesse comum partilhando o mesmo espaço atlântico”.

O Primeiro-Ministro acrescentou ainda que “nós temos por hábito respeitar as decisões democráticas dos povos de quem somos amigos e com quem temos relações”, que no caso dos Estados Unidos são seculares, e onde “temos uma comunidade portuguesa muito importante”, e “temos a mesma aliança defensiva no quadro da NATO”.

“Em Portugal já houve vários Governos e nos Estados Unidos já houve Governos, nós não nos relacionamos com Governos, relacionamo-nos com Estados, relacionamo-nos com povos. O povo americano fez a escolha democrática que entendeu dever fazer, pelo que felicitamos o Senhor Trump pela sua eleição. Nós desejamos e tudo faremos para manter as excelentes relações que temos tido com os Estados Unidos”, afirmou o Primeiro-Ministro.