Governo já comprometeu 42% das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência

Com 2,49 mil milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência já contratualizados e 4,465 mil milhões de euros em vias de contratualização, estão comprometidas 42% do total das verbas do Plano, divulgou o Primeiro-Ministro, António Costa.

Governo já comprometeu 42% das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência
Governo já comprometeu 42% das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência. Foto: DR

O Primeiro-Ministro, António Costa, divulgou que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já está em ação e que foram, até à data, assinados contratos relativos a 15% do PRR, no montante de 2,49 mil milhões de euros, e que estão em curso contratualizações no valor de 4,465 mil milhões de euros.

No total já estão contratualizados e em curso de contratualização 42% do valor do PRR, o que corresponde a 6,955 mil milhões de euros. Para passar para execução já foram lançados 10 avisos de abertura de concursos e foram recebidas mais de 16.000 candidaturas.

Na reunião havida em São Bento, que reuniu o Primeiro-Ministro e os ministros ligados ao PRR em comunicado é indicado que foram identificados aspetos para melhorar a eficácia, a eficiência e o impacto do Plano de Recuperação e Resiliência. É indicado também que o objetivo “é acelerar a execução do PRR mas sobretudo garantir que este produza uma verdadeira transformação do país”.

Na Residência Oficial, em São Bento, o Primeiro-Ministro reuniu comissão permanente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR que incluiu o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Ministério de Estado e das Finanças representado pelo Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Tiago Antunes.

Para além dos membros do Governo a reunião incluiu ainda pela Comissão Nacional de Acompanhamento, António Costa Silva, Carlos Farinha Rodrigues, Rogério Carapuça, e por videoconferência participaram os também membros da CNA, Manuela Veloso, Álvaro Costa, João Peças Lopes, José Manuel Fernandes, Júlia Seixas, Leonor Sopas e Teresa Sá Marques.