Governo Português apoia acordo sobre designação de Macedónia do Norte

Acordo entre a Grécia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia sobre a designação de República da Macedónia do Norte é considerado importante para o “reforço da estabilização da região balcânica”. Portugal congratula-se com o acordo.

Governo Português apoia acordo sobre designação de Macedónia do Norte
Governo Português apoia acordo sobre designação de Macedónia do Norte

“O Governo Português congratula-se com a aprovação pelo Parlamento grego do Acordo greco-macedónio de 17 de junho, sobre a nova designação para a Antiga República Jugoslava da Macedónia (ARJM), para República da Macedónia do Norte”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O acordo entre os dois países “vai permitirá resolver a disputa que, desde 1991, data da declaração da independência da ARJM, perturbava as relações entre este País e a Grécia.” A utilização da designação de Macedónia não tem sido pacifica e tem a oposição de vários setores gregos, que veem problemas no futuro devido à existência de uma região da Grécia com a designação de Macedónia.

Ultrapassado o diferendo “O Governo Português felicita calorosamente os dois Governos e saúda o empenho e o espírito de compromisso demonstrados pelas Partes, louvando em particular a coragem política dos Primeiros-Ministros grego, Alexis Tsipras, e macedónio, Zoran Zaev”, referiu em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Para o Governo Português o acordo, “para além de permitir a normalização do relacionamento bilateral entre os dois Estados, contribuirá para o reforço da estabilização da região balcânica e remove um obstáculo essencial no que se refere às perspetivas europeia e transatlântica da ARJM.”