Governo reforça apoio ao turismo em mais 150 milhões de euros

Para apoiar a retoma do setor do Turismo o Governo reforça em mais 150 milhões de euros a Linha de Apoio ao Turismo. O instrumento é disponibilizado pelo Banco Português de Fomento em parceria com instituições de crédito aderentes.

Governo reforça apoio ao turismo em mais 150 milhões de euros
Governo reforça apoio ao turismo em mais 150 milhões de euros. Foto: © Rosa Pinto

A Linha de Apoio ao Turismo, lançada pelo Governo em janeiro de 2022, é reforçada em mais 150 milhões de euros. Este instrumento disponibilizado pelo Banco Português de Fomento em parceria com as instituições de crédito, destina-se a continuar a apoiar as empresas, dado que as mesmas têm vindo a recorrer a este financiamento.

Esta linha de financiamento é dirigida a empresas de qualquer dimensão que desenvolvam, em território nacional, atividade nos setores do turismo. O instrumento de garantia teve uma dotação original de 150 milhões de euros, tendo já atingido um compromisso de 70% do orçamento inicial.

Para o Governo num contexto de evidente recuperação, mas perante uma atualidade e conjuntura de alguma incerteza, a forte adesão das empresas e a necessidade de assegurar soluções de financiamento para o turismo justificam o reforço da Linha de Apoio.

Como esclarece o Ministério da Economia e do Mar (MEM) o instrumento financeiro foi criado com o objetivo “de alargar o leque de soluções oferecidas para apoiar a retoma sustentável do turismo, seja pelo reforço de fundo de maneio dos seus agentes económicos, seja pela dinamização dos investimentos relevantes para o setor, a Linha de Apoio ao Turismo mantém-se assim como um importante instrumento de financiamento ao dispor das empresas do turismo”.

O MEM esclarece ainda que as empresas candidatas “devem contactar um banco aderente e apresentar o pedido de financiamento/candidatura à Linha. As empresas podem apresentar mais do que uma operação, não podendo, no conjunto de operações, ultrapassar o montante máximo definido por beneficiário.”

“As empresas continuam a poder contar com este importante instrumento de garantia, agora fortemente reforçado, alargando-se o leque de soluções atualmente oferecidas para apoiar a retoma sustentável do Turismo” afirma o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, citado em comunicado do MEM.