O orçamento das Unidades Locais de Saúde (ULS) e dos Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) é aumentado, em novembro de 2025, em 678 milhões de euros, para dar resposta às necessidades do Serviço Nacional de Saúde, divulgou o Ministério da Saúde.
O Ministério das Finanças irá disponibilizar as verbas para reforço das rubricas de recursos humanos e de aquisição de bens e serviços para o ano de 2025, para que, de acordo com o Governo, o SNS possa dispor de recursos necessários para o funcionamento eficaz e contínuo.
Este reforço do orçamento de 678 milhões de euros acresce ao reforço de 200 milhões de euros em julho e de 500 milhões de euros em outubro, para pagamento de dívidas das entidades do SNS no âmbito da rubrica de bens e serviços. Assim, o orçamento do SNS já foi reforçado em 2025, até agora, em 1.378 milhões de euros.
O Ministério da Saúde esclareceu que a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), está a desenvolver os procedimentos para a transferência das verbas atribuídas a cada entidade, e que o processo deverá ser concretizado durante o mês de novembro.
No entender do Governo a política seguida e nomeadamente o atual reforço orçamental tem o objetivo de contribuir para “um SNS mais sustentável, robusto e acessível a todos os cidadãos” e colocar “a Saúde como uma das prioridades”.
No Orçamento do Estado para 2026, o Ministério da Saúde indicou que “é assumido um conjunto de medidas como o aumento significativo do número de consultas médicas nos Cuidados de Saúde Primários e em contexto hospitalar, a redução do tempo médio de atendimento e o reforço das Unidades de Saúde Familiar de modelo B e C.”














