Governo vai integrar conservadores do IRN

Adjuntos de conservadores do Instituto dos Registos e do Notariado vão ser integrados na carreira. A integração dá-se para os 143 técnicos que vinham exercendo as funções há mais de 10 anos sem qualquer vínculo de emprego.

Governo vai integrar conservadores do IRN
Governo vai integrar conservadores do IRN. Foto: Hugo Pinto

O Ministério da Justiça (MJ) deu já orientações ao Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) para abrir concurso para Adjuntos de Conservador, para integrar na carreira de Conservador os 143 trabalhadores que exerciam estas funções sem vínculo de emprego público.

A decisão agora tomada vem resolver uma situação que se prolongava há mais de 10 anos, indica nota do MJ.

A abertura do concurso para a constituição de vínculos de emprego público por tempo indeterminado deverá ocorrer durante o mês de outubro dado que as autorizações necessárias já se encontram concedidas, quer a do Ministério da Justiça como dos membros do Governo das Finanças e da Administração Pública.

A integração dos 143 adjuntos de conservador é considerada pelo Governo como exceção e, indica o MJ, “ficou prevista no Decreto de Execução Orçamental para 2016”. Esta mudança de vínculo não implica qualquer alteração significativa nos encargos do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), sendo que nos anos seguintes é estimado um “incremento anual de 459 mil euros a onerar o orçamento das receitas próprias do IRN”.

Ao longo dos anos os trabalhadores do IRN têm vindo a alertar para a falta de pessoal e para a precariedade de muitos dos colaboradores. A medida agora tomada apenas coloca alguma justiça na situação dos trabalhadores que “aguardavam há largos anos apesar de serem detentores da habilitação necessária e de se encontrarem em exercício de funções”.

Para o Governo “trata-se de uma importante medida de justiça e de gestão e recursos humanos, mas também de preservação do conhecimento”, dado que a “média de idades dos conservadores que atualmente exercem funções no IRN é de 50 anos”.