Grupo de trabalho para Plano Nacional de Resposta às Doenças Raras

Plano Nacional de Resposta às Doenças Raras vai ser definido por um grupo de trabalho a criar pelo Governo. As doenças raras afetam 600 a 800 pessoas em Portugal. Doenças difíceis de diagnosticar e sem terapia específica.

Grupo de trabalho para Plano Nacional de Resposta às Doenças Raras
Grupo de trabalho para Plano Nacional de Resposta às Doenças Raras

Um Plano Nacional Intersectorial para as Doenças Raras vai ser desenvolvido por um grupo de trabalho criado pelo Governo. O Plano insere-se na sequência da anterior Estratégia Integrada das Doenças Raras 2015-2020. O objetivo é “estabelecer um enquadramento robusto, amplo e integrado para a resposta e acompanhamento de doentes e cuidadores no seu percurso nos cuidados de saúde, bem como ao nível da rede social e comunitária”.

O anúncio da criação do grupo de trabalho vem assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, 28 de fevereiro, em que os Ministérios da Saúde, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vão iniciar trabalho conjunto para um Plano de Ação Europeu dirigido às Doenças Raras.

O Ministério da Saúde (MS) decidiu assinalar este Dia Mundial com iniciativas centradas na promoção da sensibilização e do conhecimento em torno das doenças raras. Patologias e síndromes com uma prevalência de até um caso por cada 2 mil indivíduos ou até 65 casos a cada 100 mil.

Estima-se que em Portugal as doenças raras afetem 600 mil a 800 mil pessoas, refere o MS, em comunicado. Devido à baixa e muito baixa prevalência de cada uma das doenças raras, o diagnóstico, que ocorre maioritariamente na infância, é complexo e, muitas vezes para a doença não há qualquer terapêutica específica.

Para além das intervenções de sensibilização e acompanhamento em contexto escolar, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde visitou, a EB1/JI nº 2 do Lavradio, no Barreiro. Uma escola que aderiu recentemente ao projeto “Informar sem Dramatizar” da RD Portugal, -federação de mais de 30 associações de doentes.

A partir das 18h00, deste Dia Mundial das Doenças Raras, o edifício do Ministério da Saúde foi iluminado com as diferentes cores da campanha internacional com o mote “Light Up For Rare”, “num gesto de reconhecimento dos doentes, cuidadores, profissionais, investigadores e entidades da sociedade civil que se empenham diariamente e de forma continuada para que todas pessoas, mesmo quando sofrem de uma condição pouco comum e pouco conhecida, tenham acesso a cuidados de qualidade e a uma integração plena”.