Guia de voz para turistas em smartphone

Aplicação em smartphone desenvolvida na Ucrânia permite guiar os utilizadores nas viagens. O Voice guide conduz o turista e vai-lhe dando informação útil e contando histórias do local. Uma aplicação interativa que permite registar imagens e comentários.

Guia de voz para turistas, em smartphone
Guia de voz para turistas, em smartphone. Foto: DR

A Brights, uma empresa de desenvolvimento de software, na Ucrânia, desenvolveu uma aplicação multiplataforma, que serve de guia por voz para turistas. O Voice guide foi desenhado especificamente para quem gosta de viajar e para excursões.

Os utilizadores da plataforma têm acesso aos pontos turísticos de mais de 200 cidades da Ucrânia, bem como de cidades da Europa Central e Ocidental. O Voice guide é um excelente assistente, em smartphone, para poder usufruir completamente do local de visita, em que novos destinos e novas cidades estão a ser adicionadas semanalmente.

Com a ajuda deste guia virtual, qualquer pessoa pode viajar pelas cidades e descobrir novos lugares interessantes. Uma aplicação de uso simples que usa a localização via GPS e identifica os objetos que estão próximos. A voz de um guia virtual acompanha o utilizador da plataforma e vai contando histórias curtas sobre os locais. Especialistas locais e historiadores estiveram envolvidos no desenvolvimento dos destinos turísticos, pelo que toda a informação é relevante e confiável. Assim, o utilizador pode ouvir as histórias e aproveitar suas viagens.

A aplicação Voice guide oferece a oportunidade para pensar e estabelecer uma rota turística com antecedência. A plataforma também informa o turista de locais de entretenimento, cafés e museus localizados próximos. O utilizador pode gravar seu itinerário de viagem, bem como ler opiniões de outros turistas.

O Voice guide está disponível em inglês e em ucraniano, e dispõe de conteúdo exclusivo adicional, que inclui dados históricos, não divulgados, sobre cidades, personalidades famosas que lá viviam, bem como fotografias únicas do passado.

Com uma interface simples e intuitiva a plataforma foi desenvolvida para ser simples para utilizadores de diferentes faixas etárias. Depois de descarregar o tour, a aplicação pode funcionar offline, o que é muito conveniente quando não se dispõe de acesso à Internet.

Outra das funcionalidades é a possibilidade dos utilizadores poderem partilhar suas impressões, fazer comentários sobre viagens pelas cidades e marcar os pontos turísticos que mais os impressionaram. A aplicação permite que o utilizador adicione suas próprias fotos de viagens, e comentar sobre publicações de outros utilizadores. Os itinerários podem ser partilhados com os amigos.