Guia para uma alimentação saudável, sustentável e de menor custo

Um guia em dez passos para compras mais eficientes que permitam a alimentação saudável e com menor custo. Deco proteste alerta para a necessidade urgente de uma alteração de comportamentos alimentares mais saudáveis e mais sustentáveis.

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Guia para uma alimentação saudável, sustentável e de menor custo
Guia para uma alimentação saudável, sustentável e de menor custo. Foto: © Rosa Pinto

Mais de 70% dos portugueses considera que a alimentação saudável e sustentável é demasiado cara e apenas 15% concorda em pagar mais para mudar o seu consumo, indica estudo realizado pelo Bureau Européen des Unions de Consommateurs (BEUC), e que teve a colaboração da DECO PROTESTE.

O estudo, publicado em julho, refere que são produzidos, por dia, 23,7 milhões de toneladas de alimentos, o que representa um gasto de 7,4 triliões de litros de água e 300 mil toneladas de fertilizantes, e que o desperdício alimentar anual chega a 1,3 mil milhões de toneladas.

Reduzir o consumo de carnes vermelhas, escolher produtos hortícolas e de frutos de acordo com a época e respeitar as porções devidas são alguns dos comportamentos que a DECO PROTESTE aconselha para uma alimentação sustentável, saudável e económica.

Uma das conclusões do estudo indica que 42% dos inquiridos referiu a falta de informação para alterar os hábitos alimentares. Esta conclusão mostra, no entender da DECO PROTESTE, a necessidade urgente de uma alteração de comportamentos, e nesse sentido desenvolveu um guia de alimentação mais sustentável e saudável, que contraria o mito do custo, como indica:

1.Compre sempre legumes e frutas da época. Opte por fornecedores locais e evite os alimentos que chegam por via aérea, diminuindo assim a sua pegada ecológica. Consulte o calendário e faça a sua lista saudável e mais económica.

2.Prefira o consumo de produtos de origem vegetal na alimentação diária, que contabilizam cerca de 75% dos alimentos da roda dos alimentos, face aos 25% dos produtos de origem animal.

3.Ingira mais legumes. Componha o seu prato em que os legumes ocupem metade, a carne, pescado ou ovos um quarto e o acompanhamento outro quarto.

4.Ingira três a cinco porções de fruta e de legumes por dia. Prefira a fruta, por exemplo, à sobremesa. É mais barato e melhor para a saúde.

5.Coma menos carne e substitua a carne de vaca por aves. Pergunte no talho pela proveniência e modo de produção.

6.Evite os alimentos processados (a pizza congelada, os refrigerantes, por exemplo) – estes produtos são pouco recomendados, por poderem conter mais aditivos, sal, açúcar e gordura – limite o seu consumo a produtos o menos transformados possível, como, por exemplo, conservas ou legumes congelados;

7.Prefira confecionar em casa produtos o mais naturais possível, e limite o consumo de ultracongelados.

8.Quando for às compras leve um saco para a fruta e os legumes. Assim evita comprá-los em embalagens de plástico.

9.Aproveite excessos de frutas e legumes e que já tenham amadurecido em demasia ou estejam a murchar, e as sobras de alimentos, para a criação de novos pratos, para evitar o desperdício.

10.Evite o desperdício e compre a granel. Alguns supermercados já estão atentos a esta tipologia de oferta. Compre apenas o que precisa e não deite comida fora.

A Alimentação é uma das formas de consumo sustentável que a DECO PROTESTE defende através das suas plataformas e do movimento de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade. Veja mais informações em Portal DECO PROTESTE Mais Sustentabilidade.

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