Guimarães distinguida pelo compromisso a uma neutralidade climática até 2030

Comissão Europeia aprova Contrato Climático de Guimarães, que estabelece a missão de atingir a neutralidade climática até 2030. A missão, reconhecida com selo europeu Missão Cidades, conta com o apoio dos cidadãos e de várias entidades.

Guimarães distinguida pelo compromisso a uma neutralidade climática até 2030
Guimarães distinguida pelo compromisso a uma neutralidade climática até 2030. Foto: DR

Guimarães faz parte do grupo restrito das três cidades portuguesas que a Comissão Europeia reconhece como comprometidas em alcançar a neutralidade climática até 2030. O Contrato Climático apresentado à Comissão mereceu aprovação assinalado com a atribuição de um Selo de Missão Cidades.

Do Contrato Climático faz parte um Plano de Ação e um Plano de Investimentos que enumeram as ações a desenvolver para atingir o objetivo até 2030, muito antes da meta europeia, fixada para 2050.

Para Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, a distinção atribuída vem reconhecer “o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município, em colaboração com os cidadãos e as diversas entidades, na promoção de projetos, iniciativas e comportamentos sustentáveis que envolvam e sensibilizem toda a comunidade em prol da neutralidade climática, assim como a estratégia de Guimarães para atingir tão ambicioso desiderato”.

A Câmara Municipal de Guimarães indicou que no âmbito deste Contrato Climático, foi lançado o Pacto Climático de Guimarães que já subscrito por mais de 100 empresas e instituições, e que tem o objetivo transformar Guimarães num território mais resiliente e climaticamente neutro, reforçando a cooperação entre os setores público e privado e a academia.

Uma cooperação que poderá ajudar a acelerar na transição climática. Sofia Ferreira, indica também “o apoio da equipa do Consórcio da Netzero Cities na capacitação da equipa de ação climática do município, da Estrutura de Missão Guimarães 2030 e do Laboratório da Paisagem”.

As outras cidades portuguesas distinguidas com o selo europeu são o Porto e Lisboa.

A distinção irá permitir acesso a aconselhamento e apoio de uma plataforma da NetZeroCities, participação em ações de inovação e em projetos-piloto, bem como poder participar em networking, intercâmbio de melhores práticas e apoio para envolver os cidadãos nos objetivos da Missão. A distinção irá, também, facilitar o acesso a apoio de financiamento europeu a projetos no âmbito da missão à neutralidade climática.