Guimarães: Paço dos Duques reabre com nova loja e novo percurso

Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, bem como o Castelo e o Museu de Alberto Sampaio, reabrem no dia 18 de maio. Uma abertura com algumas alterações nos percursos e horários de visita.

Guimarães: Paço dos Duques reabre com nova loja e novo percurso
Guimarães: Paço dos Duques reabre com nova loja e novo percurso. Foto: DR

O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, reabre dia 18 de maio, após encerramento temporário ao público devido às medidas do estado de emergência e de contingência por força da pandemia de COVID-19. Uma reabertura com uma nova loja.

A nova loja é maior, mais contemporânea, mais luminosa, recheada de novos produtos e de acesso livre. O Paço dos Duques é um dos monumentos que integra a lista dos mais visitados em Portugal. De 2013 a 2019, o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes.

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) indicou que a abertura da nova loja é a primeira fase de um projeto mais ambicioso de renovação dos espaços de apoio ao visitante, estando previsto iniciar-se, em breve, a remodelação da portaria e das instalações sanitárias.

Mas há outra novidade que é o percurso museológico. A pandemia de COVID-19 trouxe novas necessidades ligadas à prevenção de saúde e por isso foi criado um percurso de sentido único. Neste novo modelo o visitante vai poder subir e descer as escadas utilizadas pelo Duque e pela Duquesa para ter acesso aos seus aposentos privativos. Uma experiência diferente e inédita que a DRCN considera que irá atrair a curiosidade dos visitantes.

Reabertura após encerramento temporário

Os museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte, como o Paço dos Duques, o Castelo de Guimarães e o Museu de Alberto Sampaio vão reabrir ao público no dia 18 de maio, que coincidi com a celebração do Dia Internacional dos Museus. Um dia em que a entrada é gratuita.

A DRCN indicou que os horários, o percurso e os procedimentos de visita vão ser diferentes dos habituais, de modo a seguir as medidas definidas pelo Governo e recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Nesta primeira fase, os horários a praticar são:

Paço dos Duques, Castelo de Guimarães e Igreja de S. Miguel

De terça a sexta-feira, das 09h00 às 18h30, com a última entrada às 18h00;

Sábados, Domingos e Feriados, das 10h00 às 12h30, com última entrada às 12h00, e das 13h00 às 18h00 com a última entrada às 17h30.

Museu de Alberto Sampaio

De terça a sexta-feira, das 09h00 às 12h00, com última entrada às 11h45, e das 14h00 às 18h00 com última entrada às 17h45;

Sábados, Domingos e Feriados, das 10h00 às 12h30, com última entrada às 12h15, e das 14h00 às 18h00, com última entrada às 17h45.