‘Há Ciência na Cidade’ antecipa em Braga a Noite Europeia dos Investigadores

Quatro sábados, quatro ações experimentais em que a Universidade do Minho quer a população a descobrir e a fazer ciência. ‘Há Ciência na Cidade’ desafia a população a conhecer a qualidade da ciência portuguesa.

‘Há Ciência na Cidade’ antecipa em Braga a Noite Europeia dos Investigadores
‘Há Ciência na Cidade’ antecipa em Braga a Noite Europeia dos Investigadores. Foto: © UMinho

Há Ciência na Cidade’ é uma iniciativa da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) que pretende despertar os cidadãos para atividades científicas e antecipa a Noite Europeia dos Investigadores que vai decorrer a 30 de setembro.

O ciclo ‘Há Ciência na Cidade’ da ECUM compreende atividades experimentais abertas ao público em vários locais de Braga em cada um dos quatro sábados do mês de setembro. Com esta iniciativa, a Universidade do Minho vai dar a conhecer a investigação científica que se faz em Portugal e em especial na ECMU.

O público de qualquer idade é convidado a participar nas atividades, bastando para isso inscrever-se através do endereço eletrónico facebook.com/noitedosinvestigadores1415 ou neinvestigadoresbraga@gmail.com, a inscrição deverá ser feita até 4 dias antes da sessão em que quer participar.

De acordo com a ECMU, as sessões são muito diversificadas e compreendem a 3 de setembro, das 21h30 às 23h30, na Sociedade Científica de Astronomia do Minho (ORION), em Gualtar, e designa-se por ‘Noite das Estrelas’. Trata-se de uma visita guiada ao céu com observações por telescópio e a utilização de cartas celestes.

No dia 10 de setembro a designação é ‘Bioblitz’ e vai decorrer no Mosteiro de Tibães, em Mire de Tibães. Vai permitir identificar o maior número de espécies (fauna e flora) num só dia, com a ajuda de cientistas. As sessões são de três horas e começam às 09h00, às 14h00 e às 21h00. Os participantes devem estar munidos de máquina fotográfica, binóculos e lanterna.

No dia 17, o Departamento de Física da Universidade do Minho, em Gualtar, vai ser responsável pela oficina ‘Física Moderna’. A sessão das 10h00 às 13h00 vai evidenciar o comportamento ondulatório de partículas, calcular a constante de Plank, do magnetão de Bohr ou da carga do eletrão, bem como estudar a radioatividade e os níveis atómicos.

No quarto sábado, dia 24, das 10h00 às 13h00, irá decorrer o workshop ‘A Biodiversidade que nos alimenta’, no Banco Português de Germoplasma Vegetal, em Merelim S. Pedro. O Banco de Germoplasma Vegetal é das maiores estruturas mundiais de conservação vegetal do mundo, uma coleção de recursos genéticos estratégicos para a segurança alimentar nacional e global. Os participantes vão poder ver os conhecidos bolbos, rizomas, sementes e tubérculos, que podem ter muitas utilizações na área medicinal, aromática, alimentar e industrial. Os participantes vão também conhecer os diversos modos de conservação, em frio, campo, in vitro e por crioconservação.

A ECMU indica que a ‘Noite Europeia dos Investigadores’ que se realiza a 30 de setembro, em centenas de cidades da Europa e em Israel, vai ter também ações no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga. A Noite Europeia dos Investigadores, evento que decorre desde 2005, é uma iniciativa da Comissão Europeia, e conta com apoio de inúmeras entidades, “tem como objetivo reforçar a interação entre a comunidade científica e o público, desde as crianças aos seniores, permitindo, por exemplo, descobrir as ciências de forma divertida e promover a investigação como carreira”.