Há novos Monumentos e Tesouros Nacionais

Há mais cinco Monumentos Nacionais e oito Tesouros Nacionais. Esta nova designação é o reconhecimento de muitos dos bens do património cultural do país e que vai permitir um maior conhecimento dos mesmos como da sua conservação.

Há novos Monumentos e Tesouros Nacionais
Há novos Monumentos e Tesouros Nacionais

O Governo atribuiu a designação “monumento nacional” a vários edificados, e a designação de “tesouro nacional” a bens móveis considerados de interesse nacional. A classificação é devida ao interesse dos bens enquanto testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos.

Novos Monumentos Nacionais

Seminário Maior de Coimbra, incluindo os três edifícios, os jardins e os muros envolventes.

Igreja de S. Miguel situada em Castelo Branco, redenominada para Sé de Castelo Branco/Igreja de S. Miguel, matriz de Castelo Branco.

Villa Romana do Rabaçal, situada em Condeixa a Nova.

Igreja de Santa Maria de Coz, e parte do antigo dormitório e restantes dependências do Mosteiro de Santa Maria de Coz, situada em Alcobaça.

Povoado Fortificado de Cossourado, ou Forte da Cidade, situado em Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira.

Novos Tesouros Nacionais

Laje votiva em língua lusitana proveniente do Monte do Coelho, em Arronches, identificada em 1997.

Placa em mármore com representação escultórica da Virgem com o Menino, atribuída a Gregorio di Lorenzo, Itália, século XV, incorporada na coleção da Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A.

Píxide sapi-portuguesa do século XVI pertencente a coleção particular, Caixa cilíndrica, decorada com seis cenas da vida da Virgem, de repertório tardo-gótico, em baixo-relevo.

Esqueleto da Criança do Lapedo e os artefactos arqueológicos associados, em depósito no Museu Nacional de Arqueologia, datado do Paleolítico Superior.

As vinte e nove estelas decoradas provenientes do Cabeço da Mina em Vila Flor, datadas do período do Calcolítico/Idade do Bronze.

Bens móveis arqueológicos náuticos e subaquáticos “tesouro nacional”

Três astrolábios provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada em São Julião da Barra.

Seis pirogas monóxilas provenientes de recolha arqueológica subaquática realizada no rio Lima, em Viana do Castelo.

Dez canhões provenientes de recolha arqueológica subaquática, realizada na Ponta do Altar.