Há sete bolsas para doutoramento ‘Plants for Life’

Programa de doutoramento internacional ‘Plants for Life’, com o objetivo de formar investigadores em biologia das plantas, tem sete bolsas financiadas. As candidaturas às bolsas podem ser feitas até 7 de outubro.

Há sete bolsas para doutoramento ‘Plants for Life’
Há sete bolsas para doutoramento ‘Plants for Life’

Há sete bolsas disponíveis para alunos do curso de doutoramento internacional ‘Plants for Life’. Seis bolsas são financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e uma pela empresa Aralab. As candidaturas às bolsas podem ser feitas on-line até 7 de outubro.

O curso de doutoramento é coordenado pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), e envolve vários outros centros nacionais de investigação nas áreas da biologia das plantas e os centros internacionais ‘VIB-Plant Systems Biology-Gent Univ.’, ‘Max Planck Institute of Molecular Plant Physiology’ e o ‘Sainsbury Laboratory Cambridge University’.

O programa de doutoramento internacional ‘Plants for Life’ alia a investigação fundamental à investigação aplicada. Tem um total de 240 créditos (ECTS), correspondendo 210 ECTS a um projeto de investigação individual que deve conduzir à tese de dissertação e 30 ECTS correspondes a formação em competências essenciais em ciências de plantas e em competências transversais, com a duração de 20 semanas.

O programa de doutoramento tem como objetivo “formar um grupo excecional de futuros investigadores na área da biologia de plantas, capazes de contribuir para o melhoramento das variedades cultivadas e dos produtos de origem vegetal, através de um conhecimento profundo dos processos biológicos relacionados com o crescimento e o desenvolvimento das plantas e com a sua resposta a fatores ambientais”, indica o ITQB NOVA.

O estudante irá ter acesso a abordagens sobre temas considerados fundamentais, como: células de plantas e Biologia do Desenvolvimento; regulação metabólica das plantas e interações entre plantas e o meio ambiente. A abordagem a estes temas irá permitir ao estudante adquirir uma visão geral “em Ciências Vegetais e o quadro conceptual necessário para enfrentar os subsequentes temas mais aplicados”, tais como: Modernas estratégias na cultura de reprodução e Biotecnologia Vegetal para Sustentabilidade e Economia Global.