Helena Machado é a nova presidente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho

Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho tem nova presidente. Helena Machado assume a presidência a partir de 3 de maio e Paula Remoaldo, Madalena Oliveira e Maria do Carmo Ribeiro, são as vice-presidentes.

Helena Machado é a nova presidente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho
Helena Machado é a nova presidente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho. Foto: DR

Helena Machado, professora catedrática, é a nova presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho (UMinho), substituindo Helena Sousa. A nova presidente vai ter como vice-presidentes as professoras Paula Remoaldo, Madalena Oliveira e Maria do Carmo Ribeiro.

Helena Machado é licenciada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, mestre em História das Populações e doutorada em Sociologia e Metodologia Fundamentais pela UMinho. Docente do Departamento de Sociologia da UMinho desde 1997, investiga no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

A investigação de Helena Machado centra-se na pesquisa na sociologia do crime, nas relações dos média com o sistema de justiça e nos desafios éticos e sociais associados à genética. Tem coordenado vários projetos científicos, destacando-se o “Exchange – Geneticistas forenses e partilha transnacional de informação genética na UE “, com uma bolsa de 1.8 milhões de euros atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação.

A professora catedrática foi também professora visitante nas universidades de Durham (Reino Unido), Federal de Pernambuco e Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). De entre as mais de 200 publicações científicas, destacam-se as obras “Genética e cidadania”, “Tracing technologies: prisoners’ views in the era of CSI” e “Manual de sociologia do crime”.

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) foi criado há 42 anos e é uma das maiores unidades orgânicas da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães). Integra 78 docentes, 11 investigadores, 15 funcionários e 35 bolseiros.

O ICS tem atualmente 750 estudantes de graduação e 600 de pós-graduação, que se distribuem por seis licenciaturas, dez mestrados e sete doutoramentos. Possui quatro departamentos (Ciências da Comunicação, Geografia, História, Sociologia) e cinco centros de investigação: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UMinho); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-UMinho); Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho) e Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), este último em parceria com a Escola da Arquitetura da UMinho.