Helena Sousa assume presidência do Conselho Cultural da Universidade do Minho

Helena Sousa, professora catedrática do Instituto de Ciências Sociais, é a nova presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho. Uma das missões do Conselho Cultural é a emissão de pareceres sobre a política cultural da Universidade.

Helena Sousa assume presidência do Conselho Cultural da Universidade do Minho
Helena Sousa assume presidência do Conselho Cultural da Universidade do Minho. Foto: DR

A professora catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (UMinho) e antiga presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Helena Sousa, assume a presidência do Conselho Cultural da Universidade, sucedendo a Maria Eduarda Keating.

Helena Sousa iniciou a atividade docente no ano letivo de 1993/1994, no mestrado em ‘Communication Policy’ na City University, em Londres. No ano letivo 1996/1997 integrou o Departamento de Ciências da Comunicação da UMinho onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas científicas das Ciências da Comunicação e Estudos Culturais ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento.

Com base no conhecimento desenvolvido enquanto docente e coordenadora de projetos de ensino, tem tido um papel ativo na criação, reestruturação e avaliação de cursos de formação graduada e pós-graduada, tanto na Universidade do Minho como ao serviço da A3ES e agências homólogas na Europa. A sua atividade de orientação e coordenação reflete-se também em cerca de 20 teses de doutoramento e cerca de 40 de mestrado concluídas.

A nova presidente do Conselho Cultural da UMinho tem, desde que foi integrada na instituição, e para além das atividades de docência, desempenhado funções de gestão. De entre vários cargos destaca-se os de diretora da licenciatura em Ciências da Comunicação, diretora do Departamento em Ciências da Comunicação, diretora do Doutoramento em Ciências da Comunicação, membro da direção do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, membro do doutoramento em Estudos Culturais, presidente do Conselho de Cursos do Instituto de Ciências Sociais, presidente do ICS e membro do Conselho Académico, do Senado e da Comissão de Ética da UMinho.

Helena Sousa é também membro do Conselho Geral Independente da RTP e tem trabalhado como especialista na área dos media no Conselho da Europa, especialmente através do European Audiovisual Observatory, sendo igualmente coeditora do European Journal of Communication e membro eleito do International Council da International Association for Media and Communication Research (IAMCR).

O Conselho Cultural é o órgão colegial de consulta do Reitor e do Conselho Geral em questões de política cultural da Universidade. Possui a incumbência de emitir pareceres sobre a política cultural da Universidade, assegurando a ligação com a comunidade, bem como a coordenação das atividades das unidades culturais, esclareceu a UMinho.

O seu primeiro presidente do Conselho Cultural foi Lúcio Craveiro da Silva, antigo Reitor da UMinho, a que se seguiu José Viriato Capela, Ana Gabriela Macedo e Maria Eduarda Keating.