História e arqueologia de Lisboa em congresso

Especialistas de várias nacionalidades reúnem-se em Lisboa, de 23 a 25 de novembro, no Centro Cultural de Belém, na 1ª edição do Congresso Internacional Olisipo Entre Mares. O objetivo é a partilha de conhecimento científico sobre o passado da cidade de Lisboa.

História e arqueologia de Lisboa em congresso
História e arqueologia de Lisboa em congresso. Foto: Rosa Pinto

O CAL – Centro de Arqueologia de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, organiza o 1.º Congresso Internacional Olisipo Entre Mares, em 23, 24 e 25 de novembro, no Centro Cultural de Belém. No congresso tem agendado 10 palestras e apresentados 13 novos estudos e investigações, com a participação de cerca de 30 especialistas.

O congresso, que tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, é inserido nas comemorações do 10º aniversário do Centro de Arqueologia de Lisboa e integrado no projeto Lisboa Romana: Felicitas Iulia Olisipo.

A iniciativa vai reunir um conjunto de destacados especialistas de várias nacionalidades, entre oradores, moderadores e convidados, com o objetivo de promover a partilha de conhecimento científico mais recente sobre o passado da cidade de Lisboa e da sua região, perspetivando-se ainda uma reflexão sobretudo vocacionada para a sua integração no Mundo Antigo, enquanto cidade portuária entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.

A Câmara Municipal de Lisboa descreve que para além de se querer potenciar o debate entre os oradores presentes nos diferentes painéis e o público participante, é ainda fundamental lançar caminhos para a construção de uma visão global sobre a Olisipo da Idade do Ferro, nos períodos romano e tardo-romano, com enfoque nos múltiplos aspetos históricos, antropológicos e arqueológicos que, possam servir de referência para a investigação atual e futura.

Neste ano comemorativo, o Centro de Arqueologia de Lisboa lançou uma programação cultural que incluiu um Dia Aberto de visitas e oficinas livres nas suas instalações na Avenida da Índia, um Encontro de Arqueologia no Teatro Aberto e ainda a exibição do multipremiado documentário Ecos da Cidade dos Mortos de Raul Lousada no Cinema São Jorge.

A Câmara Municipal de Lisboa indica que as inscrições encontram-se abertas até ao dia 19 de novembro e podem ser efetuadas através deste link: https://www.lisboa.pt/agenda/o-que-fazer/congresso-internacional-olisipo-entre-mares-2023

A participação é gratuita e sujeita à lotação do auditório.