Horizonte 2020 apoia mais 5 PME portuguesas com 50 mil euros cada

Instrumento PME do Programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia vai financiar 5 pequenas e médias empresas portuguesas (PME), com 50 mil euros cada, para estudos de viabilidade de novos produtos.

Horizonte 2020 apoia mais 5 PME portuguesas com 50 mil euros cada
Horizonte 2020 apoia mais 5 PME portuguesas com 50 mil euros cada. Foto: © UE

Cinco PME portuguesas vão ser financiadas após seleção pelo Instrumento PME do Programa Horizonte 2020, no âmbito da fase 1. A mais recente seleção escolheu 184 PME de 28 países, incluindo as 5 PME de Portugal, envolvendo um total de 176 projetos. O financiamento total é de 8,8 milhões de euros.

Cada uma das cinco PME portuguesas vai receber um financiamento de 50 mil euros para estudos de viabilidade de novos produtos disruptivos. As empresas foram consideradas inovadoras e os projetos com capacidade e viabilidade comercial.

A RVE.SOL, Soluções de Energia Rural Lda., de Leiria, é um das empresas selecionadas e o financiamento destina-se a dar impulso ao projeto ‘KUDURA’. Um projeto que pretende potenciar uma solução híbrida portátil para o fornecimento de energia e conversão de resíduos em energia.

A AGROINSIDER, Lda., de Évora, é outra das PME selecionadas com o projeto ‘AgroRadar’. Um projeto que prevê a utilização de novos algoritmos e modelos para analisar os dados de observação da Terra no âmbito do programa ‘Copernicus’. O projeto é orientado para a agricultura de precisão.

A Ground Drone Unipessoal, do Funchal, com o projeto ‘Ground Drone’ que consiste no desenvolvimento de um sistema robótico destinado a democratizar o controlo de movimento durante a realização de filmes e vídeos, vai também ser financiada.

A InnoWave Technologies, S.A., de Lisboa, apresentou o projeto ‘InnSpect loT’ para prestar a qualidade da experiência através do teste automatizado de dispositivos, é mais uma das empresas que vai receber financiamento.

A SPAROS, Lda., de Olhão, pretende com o projeto ‘MYSIS’ desenvolver uma nova dieta de desmame, destinada a otimizar o rendimento das larvas de camarão de piscicultura, foi outra das PME selecionadas para receber o financiamento.

Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Ciência e Inovação e responsável pelo Instrumento PME no âmbito do programa Horizonte 2020, referiu que são já “54 as empresas portuguesas a beneficiarem da fase 1 deste instrumento específico para as PME ao abrigo do Horizonte 2020”.

O número de PME portuguesas a beneficiar do financiamento “demonstra a dinâmica inovadora do tecido empresarial português em áreas como a energia limpa, a investigação espacial, a robótica, a tecnologia de qualidade, ou o crescimento azul”, acrescentou Carlos Moedas.

As empresas, no âmbito da fase 1 do Instrumento PME, vão receber, cada uma, um financiamento de 50 mil euros, para suportar estudos de viabilidade de novos produtos. As empresas podem ainda solicitar até três dias de orientação empresarial.

Desde o lançamento do programa, em 1 de janeiro de 2014, foram selecionadas 2.024 PME, incluindo 54 portuguesas, no âmbito da fase 1 do Instrumento PME do Horizonte 2020.

As empresas podem candidatar-se ao instrumento PME apresentando propostas em quatro datas-limite por ano. O financiamento é de 50 mil euros na fase 1 e de até 2,5 milhões de euros na fase 2. A próxima data-limite para apresentação de candidatura à fase 1 é o dia 15 de fevereiro de 2017.