Hospitais E.P.E. recebem 500 milhões de euros

Governo aprova dotação de 500 milhões de euros para os Hospitais E.P.E, para o pagamento de dívidas em atraso. O Serviço Nacional de Saúde deverá reduzir a dívida em dezembro de 2018 para os 350 milhões de euros.

Ministério da Saúde
Ministério da Saúde. Foto: © Rosa Pinto

O Governo aprovou hoje uma dotação para os Hospitais E.P.E. no montante de 500 milhões de euros, indicou o Gabinete da Ministra da Saúde.

O montante a transferir para os Hospitais destina-se “exclusivamente ao pagamento de dívidas em atraso”, no entanto, “a distribuição pelos vários hospitais foi realizada de forma transversal, contemplando também os hospitais com valores de dívida inferiores.”

O comunicado indica que “até à primeira semana de novembro serão pagos 100 milhões de euros”, e “os restantes 400 milhões de euros serão pagos até ao final do ano.”

Com esta transferência de verbas o Governo prevê que “o valor das dívidas em atraso no Serviço Nacional de Saúde se reduza para 350 milhões de euros no final de dezembro de 2018, não só através desta injeção financeira mas também na sequência de outras medidas que estão em preparação pelo Ministério das Finanças.”