Hospitais na União Europeia recebem doentes da Ucrânia

Doentes ucranianos estão a ser tratados em hospitais europeus. Portugal está entre os países que recebeu doentes da Ucrânia A Alemanha é, até agora, o país da União Europeia que mais doentes recebeu.

Hospitais na União Europeia recebem doentes da Ucrânia
Hospitais na União Europeia recebem doentes da Ucrânia. Foto: TVEuropa

Os hospitais europeus da União Europeia já receberam 500 doentes da Ucrânia, que precisam de tratamento contínuo ou assistência médica urgente. Os doentes foram transferidos através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, vindos da Ucrânia, Moldávia e de países vizinhos.

Os principais hospitais da União Europeia que receberam doentes são da Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Roménia e Suécia.

Stella Kyriakides, Comissária responsável pela Saúde e Segurança Alimentar afirmou: “Mais de 500 doentes ucranianos que necessitam de tratamento e cuidados foram transferidos com sucesso para hospitais da UE, graças aos mecanismos de solidariedade da UE e à generosidade de 13 Estados-Membros”.

“A União Europeia está a trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para coordenar as evacuações médicas de pacientes ucranianos através do Mecanismo de Proteção Civil”, referiu Janez Lenarčič , comissário responsável pela gestão de crises.