Hospital de Santo António no Porto investe em inovadores equipamento de TAC

Dois novos equipamentos de Tomografia Computorizada vão dotar os serviços de radiologia, neurorradiologia e cardiologia do Hospital de Santo António no Porto. Os equipamentos inovadores vão permitir realizar exames TAC mais eficientes com menos radiação.

Hospital de Santo António no Porto investe em inovadores equipamento de TAC
Hospital de Santo António no Porto investe em inovadores equipamento de TAC. Foto: DR

O Centro Hospitalar e Universitário de Santo António dispõe de dois novos equipamentos de Tomografia Computorizada (TAC). Um investimento que vai melhorar a capacidade de resposta em disgnósticos clínicos. Através de tecnologia de ponta da GE HealthCare, os equipamentos vão auxiliar os clínicos, a aceder a melhores resultados de imagem e a um modo mais seguro para o utente, com uma redução da dose de radiação a que o utente fica exposto na realização do exame.

“Estamos a falar de uma diferença na capacidade de resposta em termos quantitativos e qualitativos, uma vez que nos permite fazer coisas que os aparelhos convencionais não permitem, por exemplo a distinção de vários tipos de lesões que a TAC convencional não permite”, afirmou João Xavier, médico e Diretor do Centro Imagiológico de Diagnóstico e Intervenção do Centro Hospitalar e Universitário de Santo António.

Os dois equipamentos de TAC servem as especialidades de radiologia, neurorradiologia e cardiologia do Hospital e irá permitir a realização de exames TAC mais eficientes, maioritariamente em situações em que os equipamentos conferem uma vantagem mais significativa, permitindo assim aumentar a produtividade destes serviços.

O médico João Xavier acrescentou: “Este investimento representa o compromisso do Centro Hospitalar Universitário do Porto com a população do Norte, em continuar a apresentar as melhores soluções de prestação de cuidados, tendo em vista a consciência de que todos poderão obter um diagnóstico mais preciso e, assim, receber uma melhor resposta”.

Rui Costa, diretor-geral da GE HealthCare Portugal, referiu que “a inovação tecnológica é a solução para o progresso na assistência médica, em Portugal e no mundo, e é nesse sentido que continua a ser gratificante que a GE HealthCare trabalhe lado a lado com os hospitais com o objetivo comum de melhorar a qualidade de vida dos portugueses, através de diagnósticos mais precisos”.