Hospital em Gaza destruído e doentes abandonados

Hospital Kamal Adwan no norte Gaza foi destruído e profissionais de saúde detidos pelas forças israelitas. Os pacientes abandonaram o hospital pelos seus meios, muitos morreram. No Hospital de Al-Shifa a situação descrita como um “banho de sangue”.

Hospital em Gaza destruído e doentes abandonados
Hospital em Gaza destruído e doentes abandonados. Foto: © OMS

Foi destruído o hospital Kamal Adwan no norte Gaza. Ataques das forças israelitas nos últimos dias tornaram o hospital inoperante e a morte de pelo menos 8 pacientes.

De acordo com a informação disponível na rede X, o Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, indica que “muitos profissionais de saúde foram alegadamente detidos” e que a OMS e os parceiros estão numa procura urgente sobre informações do seu estado.

Também é referido que muitos pacientes tiveram que se auto evacuar-se, correndo grande risco para a sua saúde e segurança, pois as ambulâncias não conseguiram chegar às instalações. Entre os pacientes, vários morreram por falta de cuidados de saúde adequados, incluindo uma criança de 9 anos.

Tedros Adhanom Ghebreyesus refere: “Estamos extremamente preocupados com o bem-estar das pessoas deslocadas internamente que supostamente estão abrigadas no edifício do hospital”.

“O sistema de saúde de Gaza já estava de joelhos e a perda de outro hospital, mesmo que minimamente funcional, é um duro golpe”, acrescenta.

Diretor-Geral da OMS afirma: “Os ataques a hospitais, profissionais de saúde e pacientes devem acabar. Cessar-fogo AGORA.”

Ainda de acordo com as Nações Unidas “funcionários da ONU que entregaram suprimentos médicos ao Hospital Al-Shifa, no norte de Gaza, em 16 de dezembro, descreveram o serviço de urgência como um “banho de sangue”, com centenas de feridos no interior e um fluxo constante de novos pacientes”.