Huawei apresenta em Barcelona o primeiro Giga Green Site a nível mundial

No Mobile World Congress (MWC) 2022, que decorre em Barcelona até 3 de março, a Huawei faz a apresentação mundial do seu Giga Green Site. O sistema permite reduzir o consumo de energia e apresenta alto desempenho.

Huawei apresenta em Barcelona o primeiro Giga Green Site a nível mundial
Huawei apresenta em Barcelona o primeiro Giga Green Site a nível mundial. Foto: DR

A Huawei anuncia no Mobile World Congress (MWC) 2022, que decorre em Barcelona, Espanha, até 03 de março, a comercialização do primeiro Giga Green Site a nível mundial.

O Giga Green Site, que disponibiliza uma máxima eficiência energética e desempenho ideais, é uma parte fundamental das soluções 5Green da Huawei.

O Giga Green Site ao utilizar o RRU de banda ultralarga da multinacional e o BladeAAU Pro, que são dois recursos de alta tecnologia que têm como objetivo reduzir para três os oito módulos de estação base necessários para locais comuns, mas que oferecem suporte a mais bandas de frequência e aumentam a cobertura e a capacidade com menos consumo de energia.

O 5Green é uma tendência impulsionada por duas necessidades:

Em primeiro lugar, o 13 Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS),das Nações Unidas, que se refere à ação climática. O objetivo aponta para a necessidade urgente da sustentabilidade energética e redução de emissões. Este é uma preocupação transversal a toda a indústria de Tecnologias de Informação e Comunicação, que promovem as designadas redes verdes.

Em segundo lugar, a procura por parte do mercado de uma maior capacidade de rede à medida que o tráfego aumenta.

O desenvolvimento das redes de comunicações deve seguir um caminho sustentável em termos ambientais: melhorar a eficiência energética das redes wireless e, em simultâneo, alcançar o desempenho ideal.

Entre as soluções 5Green, os produtos Massive MIMO de terceira geração da Huawei utilizam exclusivamente tecnologia multi-antena que melhoraram a eficiência energética em 30%, em comparação com outros produtos similares disponíveis no mercado, como é o caso do BladeAAU Pro.

O BladeAAU Pro, utilizado no Giga Green Site de Barcelona, apresenta um design all-in-one sub-6 GHz, que reduz os requisitos de espaço para instalação on site (como em cenários de antena única), e pode ser adaptado de forma flexível a cenários de implementação diversificados, contribuindo para acelerar o uso comercial do 5G.

Também, a tecnologia de alimentação por injeção direta de sinal (SDIF) a que recorre o BladeAAU Pro melhora o nível de integração nas antenas, reduz a perda do alimentador e aumenta a eficiência energética de RF. Como resultado, o consumo de energia é reduzido em 15% para a mesma cobertura.

A Huawei também está a fornecer produtos de banda ultralarga e multi-antena sub-3 GHz para dar resposta aos requisitos das operadoras para desempenho máximo, fácil implementação e alta eficiência energética no desenvolvimento de rede e evolução 5G.

Em termos de bandas de baixa frequência, a Huawei fornece a primeira RRU 4T4R de banda baixa tripla do setor, que melhora a experiência de rede e suporta co-construção multibanda, simultaneamente reduzindo o espaço de site necessário.

Quanto às bandas médias, a Huawei fornece o único 8T8R de banda larga do sector. Juntamente com o BladeAAU Pro e as mais recentes antenas da plataforma Hertz, permite-lhe oferecer três vezes a capacidade, três a 5 dB de cobertura melhorada e 2,7 vezes mais eficiência energética em comparação com o 4T4R.

Este produto pode ajudar as operadoras a lidar com um crescente tráfego enquanto economiza energia.

Para áreas de hotspot, a Huawei disponibiliza o único produto FDD Massive MIMO do sector, adequado para uso comercial em larga escala. O FDD Massive MIMO pode disponibilizar cinco vezes a capacidade do 4T4R, libertando tráfego suprimido em áreas críticas.

Na demonstração do Site Giga Green, a operadora parceira da Huawei implementou 700+800+900 MHz 4T4R e 1,8+2,1 GHz 8T8R para atualizar o desempenho da rede, o que permite aumentar a capacidade em três vezes e reduz o consumo de energia até 40%, em comparação com o 2T2R de banda única.

A Huawei refere que, no seguimento da sua estratégia no âmbito do Green IT, apoia as políticas de desenvolvimento sustentável das operadoras através de soluções abrangentes que integram Green Site, Green Network e Green Operation, permitindo que estes parceiros aumentem continuamente a capacidade da rede com menor consumo de energia por bit.

O MWC22 decorre em Barcelona, Espanha, até ao próximo dia 3 de março, e a Huawei está presente no stand 1H50, localizado no Hall 1 da Fira Gran Via. Juntamente com operadores globais, profissionais do sector e um vasto conjunto de Key Opinion Leaders, a Huawei aborda tópicos relevantes e atualmente em agenda, tais como tendências do setor, GUIDE to the Future e Green Development, com o objetivo de prever e desenhar o futuro das redes digitais.