HUAWEI e .PT entregam 50 bolsas de estudo no valor de 250 mil euros

Bolsas de estudo da Huawei Portugal foram entregues a 50 estudantes, na Estufa Fria, em Lisboa. O investimento da Huawei, no apoio a estudantes do ensino superior de instituições em Portugal, é já de meio milhão de euros em dois anos, num total de 100 bolsas de estudo.

HUAWEI e .PT entregam 50 bolsas de estudo no valor de 250 mil euros
HUAWEI e .PT entregam 50 bolsas de estudo no valor de 250 mil euros. Foto: DR

As Bolsas Universitárias da Huawei Portugal e do .PT foram este ano entregues a 50 estudantes depois de uma avaliação por um júri independente composto por individualidades de destaque da sociedade portuguesa, as mais de 5000 candidaturas, oriundas de instituições de ensino superior de todo o país.

A atribuição das bolsas, no montante total de 250 mil euros, já vai na segunda edição e num total de 500 mil euros. Um investimento que Tony Li, CEO da Huawei Portugal, considera a ser feito nos jovens que “são o futuro do País, contribuidores-chave da sociedade portuguesa”.

“A cada vez maior adesão a esta iniciativa é um inquestionável reconhecimento de que estamos no caminho certo ao apoiarmos jovens talentos que vão fazer a diferença e estabelecer um paradigma de capacitação, qualificação e exigência dos profissionais de amanhã”, referiu Diogo Madeira da Silva, Diretor da Huawei em Portugal, citado em comunicado.

Diogo Madeira da Silva acrescentou: “É importante frisar que, tal como no ano passado, quisemos contribuir para atenuar o gender gap na indústria das TIC, pelo que atribuímos metade das bolsas a estudantes do género feminino”. E Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT relevou: “a inclusão digital é sinónimo de inclusão social”, dado que “não só a produção de conhecimento deve privilegiar a igualdade, assim como o digital tem de ser promotor da igualdade”, e por isso “temos de trabalhar em conjunto para construir pontes”.

Para os jovens bolseiros, como referiu Clara Aidos, estudante do Instituto Politécnico de Castelo Branco e uma das vencedoras da primeira edição do Programa de Bolsas da Huawei, citada em comunicado, “os bolseiros desta edição têm uma grande responsabilidade, sobretudo porque, sendo representantes de mais de 5.000 candidatos, devem continuar a dinamizar os seus projetos para criar impacto na sociedade”.