HUAWEI participa na Aliança para a Igualdade nas TIC

Huawei pretende levar mais mulheres para o setor das Tecnologias de Informação e Comunicação e adere a iniciativa governamental “Aliança para a Igualdade nas TIC”. Atualmente o número de mulheres nas TIC é de 1,8% do emprego total.

HUAWEI participa na Aliança para a Igualdade nas TIC
HUAWEI participa na Aliança para a Igualdade nas TIC. Foto: DR

Número de mulheres especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Portugal, é de apenas 1,8% do emprego total, e o número de homens é de 6,2%. Os dados são do ranking Women in Digital do Digital Economy and Society Index 2021, e mostram a desigualdade do género nas TIC.

A iniciativa Aliança para a Igualdade nas TIC pretende combater a atual desigualdade do género nas TIC e para isso importante alavancar a diversidade e a inclusão neste mercado que é um dos principais motores da economia mundial. Nesta linha a Huawei Portugal assinou hoje, 13 de janeiro de 2022, um acordo para adesão à iniciativa, que é promovida pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.

A Huawei lembra, em comunicado, que tem intervindo com um alargado conjunto de iniciativas estratégicas para impulsionar a representação feminina no sector das TIC, e destaca como exemplo, a Summer School for Female Leadership in the Digital Era, que teve a primeira edição em agosto de 2021, em Lisboa, e o programa de bolsas universitárias lançado em dezembro de 2021.

Para Toni Li, CEO da Huawei Portugal, a adesão da empresa à Aliança para a Igualdade na TIC “é mais uma prova de que a Huawei está inquestionavelmente empenhada em contribuir para a criação de uma era digital mais inclusiva”, e acrescentou: “Queremos fazer parte da solução e, por isso, procuramos partilhar o nosso know-how e colaborar com todas as partes interessadas no sentido de esbater as diferenças que ainda se verificam entre os géneros não só no acesso à educação, como ao mercado de trabalho”.

A Aliança para a Igualdade nas TIC formaliza a rede de parcerias do programa “Engenheiras por Um Dia”, que tem como objetivo a promoção da inclusão digital das mulheres e da respetiva participação nas engenharias e nas tecnologias. Assim, são consolidadas e estruturadas formas de cooperação sistemáticas e de divulgação do trabalho realizado pelas entidades parceiras.

Num contexto alargado os compromissos assumidos no âmbito da Aliança para a Igualdade nas TIC estão enquadrados tanto pelo Plano de Ação para a Transição Digital, como pelo Plano de Recuperação e Resiliência e contribuem para a concretização do Eixo 3 “Desenvolvimento científico e tecnológico igualitário, inclusivo e orientado para o futuro” da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”.