IBM lidera patentes em 2016 com 8.088 registos

IBM atinge em 2016 o número de 8.088 patentes registadas nos EUA. Mais de 2.000 patentes estão relacionadas com a Inteligência Artificial, Computação Cognitiva e a Cloud.

IBM lidera patentes em 2016 com 8.088 registos
IBM lidera patentes em 2016 com 8.088 registos. Foto: © DR

A IBM continua a dominar em número o registo anual de patentes nos Estados Unidos da América (EUA). Em 2016 o registo de patentes pela IBM foi de 8.088, colocando a Companhia na liderança pelo 24º ano consecutivo.

As patentes da IBM, em 2016, dizem respeito a diversas áreas de invenções, com grande incidência na inteligência artificial, computação cognitiva, na saúde, cloud, cibersegurança e em outras áreas estratégicas de crescimento para a Companhia.

IBM lidera patentes em 2016 com 8.088 registos
IBM lidera patentes em 2016 com 8.088 registos. Gráfico: © IBM

As invenções e consequentes registos de patentes são o “resultando do trabalho de mais de 8.500 colaboradores da IBM, de 47 estados dos EUA e de 47 países” indica a IBM em comunicado.

“Liderar o mundo da inovação durante 24 anos consecutivos não acontece por acaso. O compromisso da IBM ao longo das últimas décadas na área da Investigação e Desenvolvimento (I&D) permanece inalterável”, referiu Ginni Rometty, Presidente e CEO da IBM.

O número de patentes registadas no ano passado nos Estados Unidos ultrapassou pela primeira vez a barreira das 8.000, sublinhou Ginni Rometty.

O Presidente e CEO da IBM acrescentou: “Estamos profundamente orgulhosos da contribuição dos nossos investigadores para a inovação que procura impulsionar o progresso nos negócios e na sociedade, dando início à nova era do negócio cognitivo”.

Exemplos de patentes registadas pela IBM em 2016 na área da saúde cognitiva.

. Usar imagens para melhor avaliar a saúde do coração: A categorização das doenças cardíacas é um desafio devido à complexidade e às especificidades do coração. Investigadores da IBM desenvolveram um método para categorizar os estados de doença cardíaca no homem, usando imagens cardíacas para caracterizar a forma e o movimento do coração. Esta ferramenta poderá ajudar os médicos a diagnosticar alguns sintomas de possíveis problemas cardíacos.

. Um aparelho auditivo personalizado para atender a necessidades específicas: Os investigadores da IBM desenvolveram um dispositivo auditivo que consegue distinguir e filtrar vozes e sons. O dispositivo pode ser programado para distinguir sons como um alarme de incêndio, ou para ouvir de forma inteligente o ambiente enquanto filtra alguns sons e amplifica outros para melhorar a experiência de utilizador.

Exemplos de patentes na área da computação cognitiva e da inteligência artificial, uma área em que os investigadores e cientistas da IBM patentearam mais de 1.000 inovações.

. Planeamento da melhor rota consoante o estado de espírito do viajante: Os sistemas de navegação atuais são programados para tomar decisões com base nas condições da estrada, mas não levam em consideração o estado de espírito do condutor. Os cientistas da IBM desenvolveram um método para planear uma rota de viagem com base no estado de espírito e nas preferências dos viajantes. Teve um dia longo? Este sistema irá ajudá-lo a seguir um percurso mais adequado até a sua casa.

No domínio da cloud os investigadores da IBM patentearam mais de 1.000 inovações.

. Cloud Cognitiva para aplicações: O Cloud Computing permite maior resiliência e disponibilidade de recursos para aplicações. Essa patente identifica proativamente os hotspots num ambiente de cloud computing, incluindo o servidor, o armazenamento e a rede – cada um destes três pontos pode contribuir isoladamente ou em conjunto para contingências na utilização de recursos, provocando problemas de desempenho. A IBM Cloud aprende os parâmetros associados a uma carga de trabalho e fornece uma solução autónoma e preditiva, baseada no uso de recursos da cloud e nas capacidades de automação para implementação ou migração de aplicações de acordo com as necessidades de desempenho apreendidas.

. Outra inovação da IBM – identifica um potencial problema antes que o mesmo se torne um problema real – mantendo o ambiente de cloud computing a funcionar sem problemas.

E ainda na área da cibersegurança.

. Gestão das entradas de emails e outras comunicações para evitar ações de phishing e a propagação de conteúdo malicioso: À medida que os hackers se tornam mais inteligentes, há uma necessidade de filtrar de forma mais inteligente as comunicações que recebemos. Os investigadores da IBM inventaram um sistema para criar níveis de permissão e confiança para comunicações de entrada, tais como emails e mensagens de texto. Este sistema determina um nível de confiabilidade para atribuir a uma comunicação de entrada.

Principais empresas em número de registo de patentes nos EUA, em 2016, com base na fonte IFI CLAIMS Patent Services.

  1. IBM 8.088
  2. Samsung Electronics 5.518
  3. Canon 3.665
  4. Qualcomm 2.897
  5. Google 2.835
  6. Intel 2.784
  7. LG Electronics 2.428
  8. Microsoft 2.398
  9. Taiwan Semiconductor Co. 2.288
  10. Sony 2.181