Ideias de projetos Blockchain com apoio da PME Investimentos

PME Investimentos é o mais recente membro da Aliança Portuguesa de Blockchain. A sociedade de investimentos vai promover o apoio às melhores ideias nacionais em projetos de Blockchain.

Ideias de projetos Blockchain com apoio da PME Investimentos
Ideias de projetos Blockchain com apoio da PME Investimentos. Foto: DR

A Aliança Portuguesa de Blockchain (APB) acabada de anunciar que a PME Investimentos é o mais recente membro. PME Investimentos atua no mercado de financiamento ao lado das empresas, há mais de 28 anos, proporcionando-lhes condições de financiamento equivalentes às melhores referências praticadas nos mercados internacionais.

No âmbito da parceria com a APB, e ao abrigo da missão de desenvolver políticas e instrumentos de empreendedorismo, inovação, competitividade e internacionalização, a PME Investimentos vai indicou que vai apoiar as melhores ideias nacionais baseadas em Blockchain, promovendo os projetos desenvolvidos pelos participantes dos Challenges junto dos fundos de investimento atuais da sua carteira, bem como de fundos futuros que venham a ser criados.

Para Marco Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da PME Investimentos, “os projetos em Blockchain vão previsivelmente ter um crescimento e abranger cada vez mais áreas”, assim, referiu: “Esta é uma maneira de apoiar o seu arranque e sustentabilidade, enquadrado nesta Aliança Portuguesa de Blockchain”.

A PME Investimentos vai ainda “promover uma maior interação entre os programas de política pública e as lógicas de atuação privadas, no âmbito do tema Blockchain, em futuras linhas de crédito a desenvolver e que representam uma melhoria das condições de financiamento para as empresas apoiadas, beneficiando também dos mecanismos do Sistema Nacional de Garantia Mútua.”

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, esclareceu: “Temos neste momento vários Challenges ativos e outros prontos a começar. Temos recebido vários interessados nestes desafios e, através da parceria com a PME Investimentos, queremos garantir que os melhores projetos têm a oportunidade de ver a luz do dia para além da Aliança Portuguesa de Blockchain”, e acrescentou: “A PME Investimentos vem apoiar os melhores projetos podendo tornar uma solução ou ideia, baseada em Blockchain, numa realidade”.

Atualmente já estão disponíveis seis Challenges de Blockchain, nos quais podem é possivel participar: Abreu Advogados Smart Contract Challenge, BCSD Sustainability Challenge, EMEL Mobility Challenge, Fidelidade Insurance Challenge, REN Energy Challenge e Open Innovation Challenge, mas a APB indicou que serão lançados novos desafios em breve.

O que é o Blockchain?

O Blockchain é uma maneira notavelmente transparente e descentralizada de registar listas de transações. A forma como as transações baseadas em Blockchain criam registos públicos rápidos, baratos e seguros, que podem ser usados para muitas tarefas de cariz financeiro e não-financeiro, como o voto eletrónico ou provar a existência de um documento num dado momento.

O Blockchain é particularmente adequado para situações em que é necessário conhecer e rastrear um registo de propriedade de um determinado ativo. Também pode ajudar a resolver o problema da pirataria de ativos digitais, ao mesmo tempo que os medias digitais podem legitimar, vender, herdar e entregar livros em segunda mão, vinil, entre outros. Este paradigma emergente também apresenta oportunidades em todos os tipos de serviços públicos, como pagamentos de saúde e bem-estar.