Imagens, fotografias e textos do património cultural do Norte vai ser digitalizado

Direção Regional de Cultura do Norte arranca com projeto Arquiv@ & Bibliotec@ de digitalização de fotografias e peças escritas e desenhadas do património arquitetónico e arqueológico. Um projeto financiado com fundos europeus em 588.234,08 euros.

Imagens, fotografias e textos do património cultural do Norte vai ser digitalizado
Imagens, fotografias e textos do património cultural do Norte vai ser digitalizado

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) inicia digitalização de imagens, fotografias, peças desenhadas e escritas relativas a património arquitetónico e arqueológico, peças desenhadas e escritas para disponibilizar o acesso do público a documentos de grande importância ao nível cultural e técnico. O projeto Arquiv@ & Bibliotec@ irá incluir cerca de 220.000 registos.

O espólio cultural e histórico a cargo da DRCN é de valor incalculável. Um espólio que é estimado em mais de 50.000 registos bibliográficos nas suas bibliotecas, e no arquivo documental devem encontrar-se armazenados mais de 300.000 documentos. Da panóplia de documentos, o acervo fotográfico incluiu mais de 500.000 mil fotografias.

Um alargado conjunto de informação fotográfica que se encontra em formato analógico (positivos ou negativos – quando existentes) e em formato digital. Mas toda esta informação encontra-se dispersa pelas várias unidades da DRCN, e de uma forma geral não está disponível ao público.

O projeto “Arquiv@ & Bibliotec@” inclui o desenvolvimento e a implementação de Sistemas de Gestão Documental associados ao Arquivo e Bibliotecas da DRCN. O objetivo do projeto é tornar público, fotografias, peças escritas e desenhadas, o acesso a base de dados do espólio atual de obras bibliográficas, e garantir a adesão a redes como Rede Portuguesa de Arquivos (RPA), PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos, Registo Nacional de Objectos Digitais (RNOD) e Europeana.

O projeto prevê também o desenvolvimento da App Cam@Work para a captura e catalogação automática de fotografias por via da automatização robotizada de processos (RPA) bem como uma plataforma com organização parametrizada de toda a documentação, incluindo eficiências dos serviços da instituição através da centralização de informação de forma segura e desmaterializada.

A DRCN descreve que é objetivo do Sistema Integrado de Gestão de Arquivos permitir a disponibilização ao público de imagens e fotografias relativas a património arquitetónico e arqueológico, peças desenhadas e escritas, num universo de cerca de 220.000 registos. É ainda objetivo da plataforma disponibilizar funcionalidades que permita aos técnicos DRCN a organização parametrizada de toda a documentação, bem como a definição de novos processos e a centralização de informação de forma segura e desmaterializada.

O desenvolvimento de uma aplicação para carregamento e organização de fotografias em tempo real irá, no entender da DRCN, melhorar a prestação do serviço público aquando dos serviços prestados pela DRCN, nomeadamente nas ações de fiscalização e acompanhamento de obra que envolvem visitas técnicas dos colaboradores ao local, bem como aquando da realização de eventos culturais que decorrem com imensa recorrência e que necessitam diariamente de registos fotográficos.

Esta aplicação será uma extensão “descentralizada” do Sistema Integrado de Gestão de Arquivos que através de um orquestrador (RPA) irá garantir os adequados mecanismos de integração e interoperabilidade, permitindo uploads organizados de fotografias durante as visitas, enviando-as diretamente para o servidor da DRCN.

E o Sistema Integrado de Gestão Documental de Bibliotecas pretende garantir a disponibilização pública de uma base de dados do espólio atual que contem as várias obras bibliográficas, por cada biblioteca da DRCN.

A DRCN indicou que a Operação Arquiv@ & Bibliotec@ está orçada em 588.234,08 Euros, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.