Incêndios chocaram presidente da Comissão Europeia

Presidente da Comissão Europeia lembrou, no Parlamento Europeu, a solidariedade para com a tragédia que Portugal e Espanha. “Estes terríveis incêndios chocaram-nos e interpelaram-nos”, como as chuvas torrenciais nos países bálticos.

Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia
Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia. Foto: © União Europeia/Etienne Ansotte

“Não é normal que, quando um incêndio se declara num domingo de manhã em Portugal, tenhamos de esperar até quarta-feira à noite para ver chegar o primeiro avião de ajuda europeu”, disse esta manhã Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia.

Jean-Claude Juncker, no seu discurso no Parlamento Europeu, lembrou que “a solidariedade é uma virtude essencial da nossa União e quando um de nós se vê confrontado com dificuldades é evidente, necessário e elementar que a União Europeia venha em ajuda daqueles que sofrem.”

O Presidente da Comissão indicou que encarregou o Comissário Stylianides, para refletir sobre o sistema de resposta de ajuda em situação de catástrofe, durante um mês, e que até ao fim do ano, haja uma remodelação e uma nova articulação dos mecanismos de proteção civil que “não estão a funcionar a cem por cento.”