Inês Rito Lima vence prémio internacional de inovação

Trabalho desenvolvido por Inês Rito Lima na Universidade do Minho e no Imperial College London, que pretende contribuir para a evolução da condução autónoma, vence Altice International Innovation Awards.

Inês Rito Lima vence prémio internacional de inovação
Inês Rito Lima vence prémio internacional de inovação. Foto: DR

Inês Rito Lima, investigadora na área de Software e Sistemas de Informação do DTx – Laboratório Colaborativo em Transformação Digital, é uma das vencedoras da 3ª edição dos Altice International Innovation Awards (AIIA), na categoria Academia, com o projeto “Neural Motor Behaviour in Extreme Driving”.

O prémio no valor de 25 mil euros foi atribuído pelo projeto que pretende contribuir para a evolução da condução autónoma e que foi selecionado de uma lista de mais de 90 projetos candidatos, com investigações relacionadas com a inteligência artificial, big data e telecomunicações.

O projeto desenvolvido por Inês Rito Lima no âmbito da dissertação de mestrado, realizada na Universidade do Minho e no Imperial College London, no Reino Unido, explora o cruzamento e a análise da informação recolhida sobre as reações neurocognitivas e neuromotoras, com o objetivo de avaliar e prever o desempenho otimizado do ser humano em condições extremas de condução.

A investigadora recorreu a eletroencefalogramas, sistemas de monitorização do olhar e acelerómetros e giroscópios que acompanham movimentos dos membros, e extraiu os dados da atividade cerebral e das reações que um condutor assume durante a condução. O projeto teve por base a extração de dados de Lucas Di Grassi, piloto de Formula E (a equivalente à Formula 1 com carros elétricos), enquanto conduzia um carro em condições consideradas complexas ou de extrema dificuldade.

Inês Rito Lima referiu: “Receber o AIIA é uma grande realização pessoal. É uma enorme felicidade ver o trabalho reconhecido, sentir o apoio e interesse da comunidade científica e empresarial, e fazer parte da evolução da sociedade. Creio que este trabalho envolve várias vertentes tecnológicas, aplicadas a uma área de investigação onde se espera uma grande inovação e transformação, a dos veículos autónomos”.

Os Altice International Innovation Awards, são o maior prémio pecuniário atribuído em Portugal na área da inovação, e têm como objetivo promover o talento tecnológico, a engenharia e o empreendedorismo desenvolvidos em Portugal e em França, países onde a empresa atua.

A Inteligência Artificial, IoT (Internet of Things), Big Data ou Blockchain são as principais áreas dos projetos que estiveram a concurso. O júri dos Altice International Innovation Awards é constituído por Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs, Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora, António Bob Santos, administrador da Agência Nacional de Inovação, António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, Christophe Delaye, chief information and network officer da Altice France, Nicolas Mattlé, vice-presidente wireless e B2B da Altice USA Mobile, Ricardo Costa, jornalista e diretor do Grupo Impresa, e Rui Ferreira, vice-presidente da Portugal Venture.